Manual-Pequi_Página_01-1024x779

 

O Manual das Boas Práticas de Manipulação e Processamento do Fruto do Pequi, é resultado das Oficinas das Boas Práticas no Processamento do Pequi, realizada nas aldeias indígenas e assentamentos rurais, no âmbito do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Pequi.

O projeto teve por objetivo estruturar uma cadeia produtiva do pequi, promovendo a integração entre as demais cadeias de frutos e produtos da sociobiodiversidade, no intuito de incentivar a conservação e a preservação do Cerrado, junto aos grupos e empreendimentos econômicos solidários de agricultores familiares e comunidades indígenas no Oeste de Mato Grosso do Sul. Foi realizado pelo Instituto Marista de Solidariedade – IMS, com a poio do Tropical Forest Conservation Act – TFCA e Fundo Brasileiro para Biodiversidade – FUNBIO. O objetivo do manual é promover e difundir as Boas Práticas para Manipulação e Processamento do Pequi nas comunidades extrativistas do Cerrado no Mato Grosso do Sul.

O Instituto Marista de Solidariedade, espera, desta forma, contribuir efetivamente com o trabalho das(os) extrativistas, com as comunidades participantes do projeto, bem como para todos os grupos que buscam nas atividades de aproveitamento do Pequi e outras frutas nativas a geração de renda, em especial, para as mulheres, a preservação e a conservação desse recurso natural que é símbolo do Cerrado: é fonte de alimento e segurança alimentar para as comunidades e que promove o desenvolvimento local de base sustentável no Cerrado do Mato Grosso do Sul. O manual contribui com o conhecimento de técnicas adequadas para manipulação e processamento do Pequi na elaboração de alimentos saudáveis e seguros.

O referido guia foi elaborado de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, conforme a Resolução RDC nº 218 de 29 de julho de 2005, que dispõe sobre o regulamento técnico de procedimentos higiênico-sanitários para manipulação de alimentos e bebidas preparados a partir de vegetais.

Leia aqui o Manual das Boas Práticas de Manipulação e Processamento do Pequi