Entre 6 e 9 de julho, representantes de 195 pontos fixos de comercialização solidária do país estarão reunidos, em Santa Maria (RS), para o IV Encontro Nacional da Rede ComSol. Promovido pelo Instituto Marista de Solidariedade/IMS, unidade de assessoramento da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, o evento partilhará os resultados do projeto da Rede Brasileira de Comercialização Solidária, executado pelo IMS desde 2013. Ocorrerá, também, concomitante à 24ª Feira Internacional do Cooperativismo e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária.

Para a diretora do IMS, Shirlei Silva, o encontro será a oportunidade de avaliar as ações que ocorreram nas regiões do país, como a realização de seminários, encontros, intercâmbios, visitas técnicas, planos de vida, dentre outras.  “Após quatro anos de caminhada, é chegada a hora de encerrar este ciclo. Para nossa alegria, contamos com contribuição e parceria do movimento de economia solidária, que deu vida a este projeto. Será ocasião para agradecer e fortalecer os laços construídos por meio do projeto rede ComSol”, afirma a diretora.

A Rede ComSol é a articulação de empreendimentos solidários, com espaços permanentes de comercialização. É composta por pontos fixos, organizados em feiras, lojas, veículos itinerantes e centros públicos. O projeto teve como objetivo conectar esses empreendimentos, para fortalecer relações e experiências, a fim de promover o comércio justo, o consumo consciente e práticas agroecológicas.

Ao todo, o projeto envolveu 195 pontos fixos, em 135 municípios de 24 estados e do Distrito Federal. Os pontos de comercialização são compostos por outros 2.276 empreendimentos, com o envolvimento de 20.657 trabalhadores da economia solidária. O projeto é fruto de convênio com o governo federal, por meio da Subsecretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e contou com a parceria do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar