Entre os dias 19 e 22 de junho, o Instituto Marista de Solidariedade/IMS, unidade de assessoramento da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, realiza o Seminário CFES: Encantado a vida e envolvendo o mundo com a economia solidária, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Cerca de 150 pessoas, entre parceiros e participantes do projeto Centro de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária – Rede CFES Sudeste, participarão do encerramento e entrega dos resultados do projeto, concretizado nos últimos quatro anos.

Na programação do seminário estão previstas rodas de conversa com convidados sobre temas relacionados à economia solidária e educação popular. Além disso, ocorrerão apresentações culturais, feira de produtos de empreendedores solidários e momentos de confraternização. O conhecimento produzido no percurso do projeto, agora sistematizado, também será lançado, ainda, na abertura, totalizando 28 itens entre cartilhas, livros e vídeos, pensados e produzidos para incluir pessoas com deficiência visual e auditiva.

O projeto é fruto de convênio com o governo federal, por meio do Ministério do Trabalho, e contou com o apoio e parceria dos fóruns de economia solidária e cooperativismo dos estados da Região Sudeste. Em quatro anos de funcionamento, teve como objetivo principal promover a formação e o apoio à assessoria técnica em economia solidária, visando à promoção do desenvolvimento territorial sustentável, no intuito da superação da pobreza extrema na área de atuação.

O encerramento do projeto, já previsto no convênio, e a entrega dos resultados obtidos no percurso é, para o Instituto Marista de Solidariedade, motivo de celebração das conquistas e da experiência conjunta realizada. “Este é um momento ímpar, onde avaliaremos a caminhada e entregaremos para a sociedade o fruto desse trabalho, em especial, os materiais em linguagem inclusiva. Isso permitirá que mais pessoas possam adentrar o universo da economia solidária, independente da condição de acessibilidade”, avaliou a diretora do IMS, Shirlei Silva.

O professor Paul Singer, que foi secretário Nacional de Economia Solidária de 2003 a 2016, também participará do encontro, durante o qual será homenageado pela atuação em favor do trabalho cooperativo. O coordenador pedagógico do projeto, Wilson Roberto Fernandes, falecido em 2014, também terá a trajetória celebrada no seminário.