Materia

A Ver Te Brasília, rede de empreendimentos de economia solidária do Distrito Federal e Entorno, assessorada pelo Instituto Marista de Solidariedade/IMS, participa da Feira Internacional do Artesanato (Finnar), que se realiza, até o dia 23 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Os visitantes da feira poderão adquirir os produtos de artesanato de cerca de 50 empreendedores da rede, que se organizam por meio da autogestão. Os produtos são muito diversos, confecções, velas, acessórios e produtos de reaproveitamento de materiais.
Segundo a analista do IMS, Mirtes dos Santos, a Finnar é oportunidade para divulgar a economia solidária, bem como os princípios dela aos consumidores, que terão contato com os empreendimentos participantes. “As empreendedoras poderão mostrar o trabalho que realizam e as habilidades que possuem para público distinto das feiras de economia solidária. A autogestão e o trabalho em rede possibilitam confiança em si mesmas e autonomia”, explica a analista.
Além do espaço de comercialização, a rede Ver Te Brasília e o IMS ministrarão uma oficina, no dia 21 (sexta-feira), às 15h30, sobre a preparação e cuidado de mudas em apartamentos. Já no dia 22 (sábado), às 17h30, promovem a roda de conversa sobre consumo sustentável, ético e solidário. “Será um espaço para discutir e repensar o consumo na perspectiva ética. A economia solidária não se faz apenas com produção sustentável, mas, também, por meio do consumo responsável”, afirma Mirtes.
A rede Ver Te Brasília é formada por 15 grupos de economia solidária, que envolvem cerca de 50 pessoas. Uma vez por mês, os produtos da rede são comercializados em uma feira que ocorre no saguão do Ministério do Trabalho e, também, das feiras do Circuito Ecosol DF. Em 2016, a rede comercializou em 35 feiras.
A Finnar é uma realização da Charph Eventos e conta com o apoio do Governo de Brasília e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Para saber mais acesse: http://www.finnar.com.br.