Foto: Rui Miranda – Comunicação Centro Cultural de Brasília

“Espiritualidade na contemporaneidade.” Esse foi o tema da edição do Chá, Café e Prosa realizado no dia 28 de julho, no Centro Cultural de Brasília (CCB). O evento foi promovido pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Instituto Marista de Assistência Social (Imas), em parceria com os jesuítas.

O convidado para a noite foi o assessor de espiritualidade do CCB, padre Alex Pin. Com cerca de 40 pessoas no evento, padre Alex dialogou sobre as diversas crises que o mundo contemporâneo traz e como a espiritualidade pode nortear a vida de todos diante desse quadro de caos e correria.

“Espiritualidade é aquilo que produz uma consciência mais profunda de quem realmente somos, sendo assim, a humanidade tem urgência de viver experiências espirituais”, afirmou padre Pin. Com esse discurso, ele sugeriu que os participantes refletissem sobre quais experiências eles têm vivido, e assim, abriu para que todos pudessem partilhar.

O participante Luciano Fázio contribui para o diálogo dizendo que religião e espiritualidade não são a mesma coisa. “O próprio Jesus não viveu a religião, mas sim a espiritualidade. A primeira coisa que ele anunciou foi que o reino de Deus está entre nós. Não no céu, não em outro mundo ou outra época, mas sim no agora, no nosso tempo, na nossa contemporaneidade. Portanto, para encontrar espiritualidade devemos ser menos religiosos e mais humanos”, finalizou.

A edição de julho fez parte dos eventos da Semana Inaciana, tempo dedicado ao fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), Santo Inácio de Loyola e à espiritualidade Inaciana.