bot-cap2-des bot-cap3-des

PRODUÇÃO DE TEXTOS: Chirliana Souza, Oniodi Gregolin | FOTOS: Cristiano Giamarco e banco de imagens das unidades da PMBCN.| Projeto Gráfico: André Carvalho

m 2005, a necessidade de uma ação evangelizadora com linha pastoral no Brasil Marista se acentuou a partir do Encontro Nacional de Assessores Maristas.  Assim, teve início o trabalho de articulação e construção conjunta entre as Províncias para definir uma proposta de Pastoral Juvenil Marista (PJM), inspirada nas experiências de evangelização juvenil existentes, em sintonia com a Igreja no Brasil. Nesse contexto, ama das expressões mais importantes do movimento juvenil do Brasil Marista são os Congressos Nacionais da PJM.

O primeiro evento ocorreu em 2010, na cidade de Curitiba (PR), e o segundo em 2017, em Porto Alegre (RS) e reuniram, respectivamente, mais de 400 jovens das unidades maristas do Brasil. André Martha Tavares Filho, 24 anos, publicitário, que mora em Belém (PA), foi um dos estudantes maristas que participaram do primeiro Congresso, em 2010. “Creio que eu tinha 17, 18 anos. Foi uma experiência edificante. Até hoje nutro amizades feitas lá, com amigos de Pernambuco, do Rio de Janeiro, de Porto Alegre”, declara.

Para ele, Congressos como esses são importantes para que a energia se renove e os jovens conheçam outras experiências de PJM que ajudem na evolução do grupo nacionalmente.  A caminhada de Tavares na PJM já completa 10 anos. Hoje o jovem integra o momento Três Violetas, no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, ao lado de ex-alunos, entre 18 a 29 anos.

A caminhada de fé e protagonismo de André Tavares Filho teve início em 2007, quando estudava no primeiro ano do ensino médio na unidade belenense. Desse tempo, ele relembra, com carinho das amizades que cultivou. “Fui convidado por uma grande amiga a participar, e decidi fazer parte do grupo após uma primeira visita, quando percebi que era o local perfeito para se fazer boas amizades, além de fazer reflexões e ter um crescimento pessoal e espiritual”, conta o jovem, ao afirmar que o maior aprendizado deste tempo foi entender “o verdadeiro valor da amizade; quando há sinceridade e amor, nem o tempo ou distância são problemas.”

Do 2º Congresso Nacional da PJM, realizado em outubro deste ano, com o tema “Na dança da missão”, participaram adolescentes e jovens de 95 escolas e colégios das Províncias Maristas Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia.  Segundo o Coordenador de Evangelização, da Superintendência de Missão da PMBCN, Ir. Paulo Soares, a dinâmica do 2º Congresso foi toda construída para permitir aos jovens que dialogassem entre si. Assim, a metodologia do evento contemplou grupos com jovens das diferentes Províncias para discussões, partilha de vida e compromisso. “Destaco dois temas que ocuparam grande parte da discussão entre os jovens: diversidade – religiosa, gênero, hábitos – e participação política – protagonismo, participação e incidências”, relembra.

De acordo com o Ir. Paulo, as principais reinvindicações da juventude marista, que surgiram durante o 2º Congresso, são: o lugar da PJM no Instituto Marista e a sua relação com a diversidade, correspondendo, respectivamente, aos seguintes desafios: ser um grupo altruísta, reconhecido pelos anseios e sonhos e valores das diferenças, a partir da dimensão identitária; e também lugar de vivência de uma espiritualidade ecumênica.

A partir da experiência do 2º Congresso, para ele, pensar a dinâmica pastoral, a partir da vivência da Igreja na América Latina, por meio do método ver, julgar, agir, rever e celebrar, nestes 10 anos da PJM na Província Centro-Norte, esse momento significa um novo tempo de rever e celebrar a proposta de reescrita das diretrizes. “Revisitar metodologias, linguagens e conteúdos, com a colaboração das juventudes – nada sem eles”, complementa o coordenador.

Partilha, amor, alegria e esperança para um novo começo. Estas são algumas palavras que definem o 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (CNPJM). O resultado dos quatro dias de evento – de 12 a 15 de outubro – foi compilado em um documento com propostas de gestos concretos para mudar o mundo, seguindo a ideia do papa Francisco “de sermos a Igreja em saída, rumo às periferias existenciais”. A declaração trouxe seis eixos: engajamento sociopolítico; a construção da cultura da solidariedade; a diversidade; o cuidado com a Casa Comum; a atuação da PJM na Igreja e o lugar da pastoral no Instituto Marista.

A jovem Duane Realle, que no Congresso, em Porto Alegre, representou a PMBCN, destaca a emoção de participar do evento. “É um sonho que se concretiza aqui, nas diversas juventudes, de todo o Brasil. É onde a gente se encontra, partilha e se diverte juntos”, declarou emocionada.

Além dos temas debatidos e dialogados no segundo Congresso, os jovens também participaram de atividade de imersão em 20 instituições de Porto Alegre e da região metropolitana, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, em áreas como saúde, educação e assistência social. A ação teve como finalidade proporcionar uma experiência de fé, na prática, por meio da vivência da espiritualidade, da partilha e do envolvimento direto com a realidade social. O Congresso da PJM foi promovido pela UMBRASIL, em comunhão com as Províncias Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Centro-Sul (PMBCS) e Sul-Amazônia (PMBSA).

Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(4)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(3)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(2)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(1)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(20)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(19)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(17)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(16)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(15)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(14)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(12)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(10)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(8)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(7)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(6)
Melhores-momentos-do-2º-Congresso-Nacional-da-PJM—Porto-Alegre—RS.-Outubro-de-2017.-(Foto-Umbrasil)-(5)