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REPORTAGEM: Amanda Ribeiro e Chirliana Souza
FOTOS E VÍDEO: Cristiano Giamarco/ Banco de Imagens da PMBCN
PROJETO GRÁFICO: André Carvalho

capitularuando uma educação é boa, as virtudes crescem por si na alma dos jovens”. O pensamento de Marcelino Champagnat, em plena revolução francesa no século 19, é a principal referência do Marista na concepção de educação.  O fundador do Instituto Marista, em 1817, idealizou a educação como meio para evangelizar, transformar a vida e a realidade de crianças, adolescentes e jovens. No século 21, esse sonho é atualizado em resposta às mudanças no cenário atual e às exigências contemporâneas com a criação do Sistema Marista de Educação – SME. Produzido pela FTD Educação, em parceria com a União Marista do Brasil (UMBRASIL), trata-se de solução de ensino alinhada com o Projeto Educativo e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, com foco na aprendizagem consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada e significativa.

Este ano, começam a usar o material, no 1º ano do ensino médio, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) e a Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), unidades administrativas responsáveis pela gestão dos colégios e escolas sociais em 23 estados brasileiros. O Sistema, exclusivo para o ensino médio, está organizado por módulos com três capítulos cada e onze componentes curriculares divididos por áreas do conhecimento.

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O cronograma de lançamento prevê a utilização do Sistema de maneira gradativa: 1º ano em 2016, 2º ano em 2017, 3º ano em 2018. Segundo a superintendente Socioeducacional da PMBCN, Dilma Alves, o sistema disponibiliza aos estudantes materiais que, além de estarem em consonância com as orientações do Ministério da Educação (MEC), agregam a visão Marista de educação. “Soma-se a isso o fato de contar com o zelo, o cuidado e o rigor em todo o processo de elaboração”, comenta a gestora.

Para ela, a expectativa principal com o material é que ele contribua, em primeiro lugar, à unidade do Projeto Educativo do Brasil Marista, evidenciando, com afinco, a educação Marista para a sociedade. “Espera-se que o Sistema propicie mais qualidade à educação que oferecemos nos colégios e escolas sociais da Província”, completa Dilma.

Áreas do conhecimento e componentes curriculares

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Os livros do SME têm seções e boxes que trazem a visão problematizada do conhecimento, saberes, valores e competências desenvolvidas a cada capítulo estudado, com textos verbais e não-verbais, além da discussão teórica em atividades individuais e em grupos. Com questões dissertativas e objetivas, os materiais do SME incentivam o hábito da pesquisa e a exposição dos conteúdos aprendidos em seminários, com práticas em laboratórios e em sala de aula.

A cada módulo, o estudante encontra conteúdos com abordagem interdisciplinar, curiosidades, biografias, filmes, vídeos, sites e indicações de passeios culturais. Além disso, tem disponíveis os materiais complementares, espaço virtual, banco de redação, conteúdos impressos e digitais, simulados, manual pedagógico, produção de textos, criação de mapas conceituais, resoluções de exercícios e de questões do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Sistema 100% Marista

A concepção do Sistema Marista de Educação – SME teve início, em 2013, com a produção dos materiais didáticos.  Em 2016, a Província Marista Brasil Centro-Norte vive dois processos paralelos: um de acompanhamento às unidades, no que se refere à implementação do Sistema no 1º ano do ensino médio, outro de formação dos professores, que incluem assessorias aos colégios e escolas sociais. Quando solicitado, a FTD Educação disponibiliza profissional para assessorar os encontros.

A gerente Educacional da PMBCN, Jaqueline de Jesus, contextualiza que o SME surgiu do sonho idealizado por Irmãos, leigas e leigos Maristas de a instituição elaborar o próprio material a partir da matriz curricular da rede, com características, valores e conceitos próprios. “A preocupação é oferecer conhecimento significativo, que leve o estudante a pensar na medida em que ele problematiza e articula informações entre as áreas do conhecimento. Muitos materiais no mercado [não digo todos] são próximos de enciclopédias; a proposta do SME é o contrário”, explica a gestora.

Os materiais dos 2º e 3º anos estão em fase de elaboração, para uso em 2017 e 2018, respectivamente. A produção é feita por profissionais maristas e contempla a leitura e avaliação dos produtos. As equipes estão divididas e atuam entre o Comitê Gestor, a Comissão de Validação Pedagógica, os Coordenadores das Áreas do Conhecimento e os Conselheiros. Ambas contam com a participação de membros da FTD Educação, Províncias do Brasil Marista e UMBRASIL. As políticas públicas educacionais vigentes no Brasil também orientam o Sistema, dentre elas, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Plano Nacional de Educação (PNE) e com o acompanhamento atento às propostas e discussões sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os princípios e finalidades definidas no SME orientam que o ensino médio deve proporcionar aos estudantes a formação como método, um modo de pensar e compreender a vida social e produtiva, que articula trabalho, ciência, tecnologia e cultura à emancipação humana.

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Módulo Enem

No SME, a plataforma digital do Módulo Enem foi criada a partir da análise dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio do governo federal – com informações de 2009 até o último ano de divulgação. A ferramenta on-line é disponibilizada às unidades educacionais, sem custo adicional, com base de dados que auxilia nas intervenções pedagógicas e na consolidação de estratégias de ensino-aprendizagem.

O acesso ao Módulo Enem teve início no ano letivo de 2016. A plataforma é exclusiva à gestão escolar e a atualização acontece a partir dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável por elaborar as provas do Enem nacional.

O Módulo Enem tem como diferenciais: diagnóstico completo (gráficos e tabelas fáceis de entender), algoritmo de prioridades (ferramenta exclusiva que mostra quais as habilidades, competências ou objetos do conhecimento precisam ser reforçados) e análise de mercado (comparação de resultados com até oito escolas concorrentes). “O Sistema considerou a matriz de referência do Enem, que está contemplada no material didático”, elucida a gerente educacional Jaqueline de Jesus.

Além do Módulo Enem, disponibilizado pelo SME, a Província investe na qualificação dos estudantes por meio de outros projetos pedagógicos. Tem o Simulado Provincial Enem 2016, aplicado, anualmente, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.  Além disso, a publicação Análise das Provas do Enem 2015, elaborada por gestores e educadores do Marista, promove e estimula discussões e estudos dos itens das provas em sala de aula. Há, ainda, os materiais paradidáticos da editora FTD Todo Enem e Enem Comentado, com questões das últimas provas.

O Marista

No Brasil, os Maristas perfazem uma caminhada de mais de 100 anos. Presente em quase todos os estados e no Distrito Federal, ao todo, são 98 cidades brasileiras em 23 estados. São mais de 27 mil Irmãos, leigas, leigos e colaboradores que trabalham em benefício de mais de 85 mil estudantes distribuídos em unidades de educação básica, 84,2 mil alunos em unidades de ensino superior, 19 mil pessoas beneficiadas com ações de solidariedade e 1,8 milhão atendidas nos hospitais da rede por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No mundo, o Marista está presente em 82 países nos cinco continentes e beneficia a mais de 650 mil crianças, adolescentes e jovens com o apoio de 76 mil Irmãos, leigas, leigos e colaboradores. Conheça a história do Instituto Marista no site champagnat.org. Para obter mais informações sobre a Província Marista Brasil Centro-Norte acesse www.marista.edu.br.

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