A Coordenação de Evangelização da Província Marista Brasil Centro-Norte inicia o ano de 2016 com foco no planejamento e na implantação de ações e projetos. A área do Comitê de Pastoral, vinculada à Superintendência de Organismos Provinciais (SOP), tem a finalidade de articular, gerir e acompanhar, de maneira orgânica, eclesial e marista, as atividades pastorais que acontecem nos colégios e escolas sociais e também nos Centros Maristas de Juventudes, que formam adolescentes e jovens de paróquias por meio de atividades catequéticas, lúdicas, artísticas, culturais, incidência política e luta por direitos.

A Coordenação atua a partir de quatro áreas específicas, são elas: Pastoral Educativa, Pastoral das Juventudes, Pastoral das Infâncias e Catequese e Pastoral Social. Para cada uma delas, após processo de escuta das unidades educacionais e sociais, foram definidos objetivos específicos que nortearão a atuação da área no triênio 2016-2018. Para atender aos objetivos, destaca-se à revitalização da Pastoral Juvenil Marista (PJM). “Todas as Unidades com PJM estão construindo plano de ação em vista da revitalização. Empreenderemos, também, iniciativas que potencializarão a evangelização junto aos adolescentes e jovens da PJM”, destacou Jorge Vargas, gestor que está à frente da área. No dia 04 de fevereiro (próxima quinta-feira), será lançando dois documentos intitulados Caminho Celebrativo da PJM e Orientações para a Revitalização da PJM na PMBCN.

As ações direcionadas à PJM dialogam com as diretrizes da instituição que definiu, para o próximo governo, três prioridades, dentre elas “Assegurar a Evangelização como centro da missão educativa, em perspectiva eclesial, com as infâncias, adolescências e juventudes, priorizando a PJM”.

Jorge Vargas lembra, ainda, da criação, no decorrer do ano, da Comissão Pastoral das Juventudes, que focará na atuação com adolescentes e jovens. “Queremos potencializar o protagonismo dos estudantes”, explica. A Comissão será formada por jovens das unidades, entre 12 e 29 anos e será de caráter consultivo, propositivo e colaborativo. Além disso, terá continuidade o EaD Escola em Pastoral, curso a distância, que será executado apenas em um módulo em 2016. Já o Encontro de Coordenadores de Pastoral, realizado anualmente, está marcado para ser realizado entre os dias 04 a 08 de abril, em Brazlândia/DF.

Além disso, a Pastoral Social retomará a Rede Marista de Solidariedade. “A ideia é articular essa dimensão e contribuir para que ela seja potencializada”, explicou Jorge Vargas. As semanas temáticas terão início com a Semana Pastoral Marista, evento programado para acontecer entre os dias 29/2 a 04/03, em todas as unidades da PMBCN. E, de 06 a 08 de junho, será o momento de promover a Semana Champagnat. “Realizaremos a imersão para novos pastoralistas e daremos continuidade à sistematização de processos, a exemplo das publicações”, acrescentou Vargas. “Desejamos que esse triênio seja de serviço à missão que é de Jesus, e que o sentimento de fato tenha sentido e significado para todos nós”, disse o gestor.

 Equipe da CE/SOP:

Superintendente de Organismos Provinciais: Ir. José Augusto Júnior

Coordenador de Evangelização: Jorge Luis Vargas dos Santos

Analistas: Cleunice Mota (Pastoral Social), Paulo Bernardo (Pastoral Educativa), Nayraline Barbosa de Oliveira (Pastoral das Juventudes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar