Foto: Colégio Marista Pio X – João Pessoa.

                                          Foto: Colégio Marista Pio X – João Pessoa.

Os colégios e escolas sociais da Província Marista Brasil Centro-Norte iniciam o ano letivo de 2016 nos meses de janeiro e fevereiro, conforme calendário definido por cada unidade. Clique aqui e confira a relação. Com a missão de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, o projeto educativo do Marista incentiva novos talentos, investe no protagonismo infantojuvenil e no compromisso a solidariedade.

Todas as unidades vinculadas à Província, que atua em 16 estados e no Distrito Federal, no decorrer do ano, investem em ações pedagógicas e pastorais, a serem desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, com o uso de recursos tecnológicos, atividades lúdicas e foco nos resultados acadêmicos. No início do ano, os professores já passaram por processo de formação, durante as Jornadas Pastorais Pedagógicas. Realizadas anualmente, elas contribuem na construção de novos modelos de aprendizagem, gestão e evangelização.

Para a Educação Infantil, entre os principais projetos está o de incentivo à leitura. No Ensino Fundamental, é aplicada a Avaliação das Competências Leitora e Escritora aos estudantes do 1ºs, 6ºs  e 9s anos, instrumento avaliativo para o diagnóstico do nível de alfabetização e do domínio das práticas de letramento.

Para o Ensino Fundamental e Médio a instituição realiza, também, o SIMA (Sistema Marista de Avaliação), com avaliações em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia), que permitem aos educandos acompanhar de perto os avanços no desempenho escolar e o que ainda precisam melhorar nas disciplinas.

Ainda no Ensino Médio, tem o Simulado Marista Enem (SME), para avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio, fomentando a integração entre as áreas do conhecimento e estimulando o raciocínio lógico. Em 2016, a novidade para o 1º ano do Ensino Médio é o Sistema Marista de Educação (SME), que oferece materiais didáticos de Língua Portuguesa, Literatura e outras artes, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Artes, Filosofia e Sociologia. Além disso, há espaço virtual, banco de redação, organização do material por módulos, conteúdos impressos e digitais, simulados, manual pedagógico, textos com foco no Enem e de aprofundamento. A implementação segue, de forma gradativa, para as turmas do 2º ano, em 2017, e do 3º ano, em 2018.

No campo da evangelização, tem a Semana Pastoral Marista. O evento, direcionado à comunidade educativa, visa divulgar ações, projetos e iniciativas pastorais pedagógicas, envolvendo e motivando familiares, estudantes, professores e demais colaboradores a se tornarem corresponsáveis pela edução e evangelização. Além disso, é desenvolvida, também, a Missão Marista de Solidariedade, proposta que tem o objetivo de tornar os estudantes missionários, leva-los às comunidades em situação de vulnerabilidade social para viverem momentos de espiritualidade, celebração, lazer e capacitação profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar