O serviço do Tempo Integral, no Marista Centro-Norte, será disponibilizado em 10 unidades educacionais, uma resposta da Instituição às demandas da sociedade.

A partir de 2020, o Marista Centro-Norte oferecerá o serviço de educação em Tempo Integral em 10 unidades educacionais. O serviço já era oferecido nos colégios São José – Barra e São José – Tijuca, ambos no Rio de Janeiro (RJ), no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), nas unidades capixabas de Colatina e Vila Velha (Colégio Marista Nossa Senhora da Penha), e no Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte. A novidade para 2020 ficou por conta dos colégios Marista de Maceió (AL), Marista Champagnat, de Taguatinga (DF) e das unidades mineiras de Varginha e Uberaba (Colégio Marista Diocesano).  A demanda surgiu por meio de pesquisas realizadas nos locais que oferecerão este serviço e por meio de consulta às famílias. “É crescente a busca de famílias por escolas que oferecem o tempo integral, seja por uma questão qualitativa – ligada ao processo educativo dos seus filhos -, seja por uma questão de ordem prática – ligada às demandas do mundo do trabalho”, declarou Deysiane Pontes, coordenadora da Coordenação Educacional. Ela ainda afirma que os pais têm preferido que seus filhos permaneçam por mais tempo na escola em que estão matriculados regularmente a os matricularem em vários lugares no contraturno escolar, um dos motivos que faz a demanda pelo tempo integral crescer.

Serviços oferecidos

As dimensões do Tempo Integral são organizadas em seis tipos de atividades que se relacionam entre si e se complementam com o ensino regular. São elas: Orientação de Estudos, Bem-estar e Cuidado, Evangelização, Ludicidade, Internacionalidade e Tecnologias e Esporte, Arte e Cultura. Todas estas atividades visam qualificar habilidades e competências desenvolvidas durante o turno regular, proporcionar um espaço para o desenvolvimento das potencialidades criativas, esportivas, intelectuais e espirituais dos estudantes. Além disso, o Tempo Integral pretende proporcionar continuidade e aprofundamento do trabalho pedagógico, realizado no turno regular e disponibilizar um ambiente acolhedor e interativo para a produção de conhecimento e experiências significativas.

Projeto educativo

A escola em Tempo Integral requer um projeto histórico, cultural e socialmente relevante, caracterizado pela diversificação de conteúdos, de metodologias e oferta de atividades educativas, que atendam às necessidades e potencialidades dos estudantes. De acordo com as diretrizes do Projeto Educativo do Brasil Marista, na ampliação do tempo de permanência dos sujeitos na escola, criam-se oportunidades de aprendizagens socioculturalmente relevantes e de caráter emancipatório. A tendência é que outras unidades também se adequem ao Tempo Integral, pois, como organização educacional, temos que nos antepor e atender as demandas sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar