Estudantes conhecem o universo da literatura – Foto: Colégio Marista Pio XII

A dança traz troféu e a leitura, tradição. Assim foi o projeto Curta Leitura e Compartilhe Cultura, promovido pelo Colégio Marista Pio XII, de Surubim (PE). No projeto, a temática girou em torno do berço multicultural da cultura popular da região, permitindo que os estudantes, dos ensinos Fundamental e Médio, estabelecessem um vínculo com os contextos e significados da cultura nordestina.

Com o desejo de promover a educação integral e a construção das subjetividades, os educadores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias oportunizaram aos educandos vivências diversificadas: palestras, biblioteca itinerante, intersemioses, clube do livro, radionovelas, bicicleta literária, baú literário, dentre outras. O objetivo era, a partir de práticas de leiturização, incentivar o prazer pelos atos de leitura, que emanam uma postura investigadora e crítica. Para o diretor da Unidade, Ir. Eliseudo Gomes, a leitura qualifica os modos de ser e estar no mundo e suscita a expressão cultura e coletiva do sujeito.

Dentre as atividades realizadas no ano, esteve, ainda, a “Literatura nordestina, sim senhor!”. Nos meses de maio e junho, à luz do tema da festa junina “Mosaico Nordestino”, os educandos ingressaram no universo da cultura popular. Por meio do contato com os livros que  representam os cenários e histórias do Nordeste, é possível permear certos ângulos da realidade pela leitura, que deve ser introduzida como deleite, uma atividade de fruição, que favoreça e dinamize o contato com as obras literárias.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar