Alunos vibram por registrar projetos de vida em produção textual e retomá-los daqui a três anos – Foto: Colégio Marista Nossa Senhora da Penha

O projeto Cápsula do tempo é um trabalho desenvolvido pelos estudantes da 1ª série do ensino médio no componente curricular História que visa integrar práticas metodológicas sobre conhecimentos históricos com seus projetos de vida. Os alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha (ES), foram orientados e convidados a registrarem os projetos de vida em uma produção textual, bem como selecionar um fato histórico marcante do ano presente para introduzir na cápsula.

Feito isso, a cápsula foi enterrada no jardim da escola e só será aberta no início do ano de 2021, quando essa turma chegar à 3ª série do Ensino Médio. Assim, os estudantes poderão experienciar e rememorar suas produções entendendo o quanto de seus projetos de vida já estão em andamento.

Para o professor Diego Canal, docente do componente e coordenador da área de Ciências Humanas de nosso colégio, “esse é um projeto que busca a fidelização dos estudantes do ensino médio, pois cria uma expectativa em relação aos seus planos pessoais e profissionais. Assim, a escola se transforma no meio (caminho) para que esses alunos alcancem seus objetivos. A História é a disciplina que qualifica a capacidade do ser humano de enxergar a sua realidade, transformando simples sujeitos em atores protagonistas dos processos históricos. Ao situar-se no tempo e escrever suas metas-objetivos, os educandos são levados a perceberem-se como membros de uma comunidade maior, como parte do patrimônio histórico da humanidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar