Videoconferência dos roteiros Dublin e Toronto – Foto: Ascom

Nos próximos meses, 50 estudantes maristas, de 11 estados brasileiros, partem rumo à Irlanda, Canadá e Estados Unidos para participar dos intercâmbios culturais e esportivos, promovidos pela Coordenação de Negócios, da Superintendência de Missão, da Província Marista Brasil Centro-Norte, para o projeto Intercâmbio Marista 2019. Em 29 de junho, saem os primeiros estudantes para Dublin (16) e Toronto (25), para uma temporada de aproximadamente três semanas em cada cidade. Na programação, cursos de inglês que contemplam aulas interativas, com professores nativos, viagens ao final do programa, passeios culturais e atividades esportivas.

Para os Estados Unidos, embarcam, em julho, nove estudantes para um roteiro diferente, que foi a novidade, lançada neste ano, pela Coordenação de Negócios. É o intercâmbio esportivo e artístico, que levará os alunos para Orlando, nas modalidades de Futebol, Basquetebol, Voleibol, e, para Nova Iorque, na modalidade artística de Teatro, para temporadas de imersão nas especialidades escolhidas.

“Os estudantes estão animados e empolgados para esta experiência, pois além de ser uma oportunidade de aprender ou aperfeiçoar um idioma estrangeiro, um intercâmbio é a possibilidade de se aventurar em uma nova cultura, fazer novas amizades e se enriquecer de novos conhecimentos”, esclareceu Sheila Caixeta, analista de Educação Internacional, da Coordenação de Negócios.

Para apresentar e engajar os participantes e familiares quanto às programações dos intercâmbios, foi realizada, na última quinta-feira (2), uma videoconferência com os intercambistas dos roteiros da Irlanda e dos Estados Unidos. Na ocasião, o Grupo Vertente, responsável pela viagem, conversou com os participantes e encaminhou informações sobre os programas e falou da importância do projeto. A videoconferência do roteiro Canadá será realizada no próximo dia 9 de maio, às 18h30.

Para a gestora da Superintendência de Missão, Manuela Suassuna, as videoconferências constituem um espaço privilegiado para conhecimento inicial de todo o grupo, composto por intercambistas, familiares e líderes maristas que acompanharão os estudantes na viagem. “Servem também para apresentação da programação e das regras de convivência durante o período. Com isso, favorecemos a organização, a partilha e a corresponsabilidade.  Ao ampliarmos o diálogo, escutamos as expectativas dos estudantes, proporcionamos a participação da família, e nos certificamos de que todos os atores envolvidos estejam informados acerca da programação e conectados com o grupo, para que possam acompanhar a viagem em tempo real e viver como uma família global”, mencionou a superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar