I Júri Simulado da Mini-ONU – Foto: Escola de Terra Vermelha

O mês de dezembro representa para o calendário escolar um tempo de despedida de livros e cadernos e o acolhimento das merecidas férias. As unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte, estão finalizando os seus projetos e os estudantes se despedem de mais um ano escolar. Para fechar 2018 com chave de outro, ou melhor, com a consciência de um planeta mais aprazível, a Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha, em Vila Velha (ES), sediou o I Júri Simulado da Mini-ONU, que abordou o tema da Imigração e dos Refugiados.

O Simulado proporcionou debate produtivo sobre as propostas dos países quanto à temática e levou a questão para a sala de aula, com um ganho pedagógico para todos os envolvidos no projeto. Outra unidade que trouxe o discernimento coletivo para a pauta do mês, foi o Colégio Marista São Luís, de Recife (PE), com a promoção da Feira Solidária de Livros Usados, que vai ocorrer em janeiro de 2019. A proposta da Feira é praticar um ato solidário e sustentável, permitindo a reutilização dos livros que estão em desuso por meio da doação e, posteriormente, trocá-los por outro livro de interesse. Funciona assim: até 28 de dezembro acontecerão as doações de livros em bom estado e, nos casos dos livros didáticos, aqueles que serão aceitos em 2019; e, entre os dias 7 e 18 de janeiro, haverá a troca efetiva de livros.

No final do ano letivo também é tempo de reconhecer o esforço dos estudantes, ao longo de 2018. O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, de Vila Velha (ES), reuniu alunos e familiares, em 5 de dezembro, para cerimônia de certificação em quatro das diversas olimpíadas em que foi destaque, dentre elas a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Olimpíada Internacional Matemática sem fronteiras.

Também na seara das exatas, o Colégio Marista de Natal (RN) conquistou, pela segunda vez consecutiva, o 1º lugar na Olimpíada estadual de Matemática. O resultado faz parte de um trabalho pedagógico desenvolvido consistentemente ao longo do ano, com olimpíadas internas, aulas extras e práticas no laboratório, que despertam os estudantes para a busca do conhecimento. Quem também vai subir ao pódio são oito estudantes do Colégio Marista São José – Tijuca, do Rio de Janeiro (RJ), para receberem certificado de menção honrosa pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia será realizada em 2019, e os Maristas estarão lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar