Imagem ilustrativa de Gamificação – Fonte: Geekie

 

A Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, da Província Marista Brasil Centro Norte, acaba de lançar mais duas formações continuadas: Avaliação da aprendizagem e elaboração de itens, para professores do ensino médio (1º ao 3º ano), e o curso de Games e Gamificação no contexto escolar, voltado para os profissionais de Tecnologia Educacional e da Informação. Ambos os cursos serão oferecidos por meio da plataforma virtual Núcleo de Educação à Distância (NEaD), e contarão com carga horária de 40 horas.

O curso Avaliação da aprendizagem e elaboração de itens será aplicado entre os dias 13 de março e 9 de abril, e tem por objetivo capacitar o docente no processo de elaboração e análise de diferentes instrumentos avaliativos. Este curso será composto por uma semana de ambientação, e por mais quatro semanas, onde serão apresentados os seguintes módulos: as perspectivas didático-pedagógicas presentes no processo de formulação de diferentes instrumentos avaliativos; o processo de formulação de itens, de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), às matrizes Marista e Enem, e a Taxonomia de Bloom; produção de um item inédito; e análises dos itens.

Já na formação de Games e Gamificação no contexto escolar, que será realizada entre os dias 20 de março e 11 de maio, os participantes terão a oportunidade de discutir os principais conceitos e explorar casos práticos de games em educação. Na programação deste curso, estão a semana de ambientação, e a apresentação de quatro módulos, relacionados ao tema: recursos tecnológicos disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem; gamificação – processos motivacionais; gamificação no ambiente escolar; e conceito de aprendizagem colaborativa com o uso da gamificação.

Ao final da formação, o participante que concluir o curso, com 70% de aproveitamento, receberá a certificação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), como curso de extensão. As inscrições para estas duas formações continuadas abrem na segunda-feira (26/02), e para se inscrever, basta acessar os links abaixo, a partir de segunda-feira, e fazer a sua matrícula:

Avaliação da aprendizagem e elaboração de itens: http://labin.marista.edu.br/?page_id=1267

Games e Gamificação no contexto escolar: http://labin.marista.edu.br/?page_id=1279

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar