A Província Marista Brasil Centro-Norte, por meio da Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, dá início ao projeto de implantação dos Laboratórios de Matemática (LM), em suas unidades socioeducacionais. O ambicioso projeto faz parte do plano de ação da coordenação Educacional, que pretende apresentar formas alternativas e prazerosas no ensino dos conteúdos matemáticos. A ideia do laboratório é gerar aprendizado significativo, por meio de atividades lúdicas, com materiais concretos e jogos de raciocínio lógico.

Os colégios e as escolas já receberam o escopo do projeto, que contém justificativa, objetivos, metodologia, recursos necessários para a implantação do LM, materiais de consumo, recursos físicos, cronograma e referências. Além das informações que norteiam o projeto, as unidades receberão formação presencial e assessoria técnica, com o acompanhamento de professores especializados.

Os Laboratórios de Matemática atenderão à educação infantil, e aos ensinos fundamental e médio, em salas que comportam até 40 estudantes. Os alunos contarão com um espaço repleto de materiais e recursos voltados ao ensino da disciplina: ciclo geométrico com triângulos, kit para áreas e volumes, blocos lógicos, esquadros e compassos, sólidos geométricos em madeira, jogos diversos, entre outros.

A implantação dos LM´s será gradativa, em parceria com instituições locais e em diálogo com a coordenação Educacional, da Província. A diretriz metodológica, que orientará a prática nos laboratórios, está em elaboração, e será em consonância com a Matriz Curricular do Brasil Marista.

Para o gestor da Gerência Socioeducacional, Jefferson Oliveira, a implantação dos laboratórios representa avanço significativo no apoio ao ensino da disciplina. “É necessário promover o letramento crítico aos estudantes, ou seja, desenvolver a capacidade de pensar e de resolver problemas, para além da sala de aula. E é, exatamente, neste ponto, em que os Laboratórios de Matemática se apresentam: como um apoio para a qualificação da aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou o gerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar