Kayllen Ribeiro, ao centro, durante premiação – Foto: Cida Morais

O final de 2017 trouxe alegria e orgulho para algumas unidades maristas no que diz respeito ao esporte. Como nos conta a tradição, muitos estudantes maristas são destaques em várias modalidades de esporte, no Brasil e no mundo. No final do ano passado, a história se repetiu: alunos maristas foram campeões e destaques nacionais e internacionais nas especialidades de Badminton, Ginástica Rítmica, Natação, Handball, Judô e Karatê.

Na região Nordeste, alunos de três unidades trouxeram medalhas para a casa. O estudante e judoca Arthur Ponciano, do Colégio Marista de Maceió (AL), foi campeão na disputa do Brasileiro Regional de 2017 e, atualmente, está entre os sete melhores no ranking nacional de Judô, na categoria sub 13. Já no Colégio Marista Patamares, de Salvador (BA), o destaque fica por conta da aluna Marina Fonseca, eleita pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos como melhor atleta do ano 2017. Nos dias atuais, Marina ocupa o sétimo lugar no ranking nacional, na modalidade 50 peito. Em João Pessoa (PB), o Colégio Marista Pio X destacou três estudantes no Festival Norte/Nordeste de Natação: os alunos Eduardo Fernandes, José Brasileiro e Júlia Araújo conquistaram medalhas em várias modalidades.

No Sudeste, a Escola Marista São Marcelino Champagnat, de Colatina (ES), se orgulhou da aluna Kayllen Ribeiro, que foi campeã no XIX Campeonato Internacional de Karatê, que ocorreu em Punta del Leste, no Uruguai. Ainda em terras capixabas, duas estudantes do Colégio Marista de Colatina foram premiadas na Copa Vila Velha de Ginástica Rítmica: Rafaela Stefenoni (1º lugar) e Ana Karolina Lauers (4º lugar), ambas na categoria pré-infantil. Já o Colégio Marista Diocesano, de Uberaba (MG), apresentou duas alunas que foram homenageadas, pela prefeitura municipal, com o troféu Alberto Moraes 2017: Giovana Rezende, na modalidade Handball, e Letícia Cunha, na modalidade Badminton.

Para a gestora da Superintendência de Missão, Manuela Suassuna, o incentivo ao esporte é prática fundamental do Instituto e, por meio do Serviço de Escolinha e Treinamento Esportivo (SETE), as unidades maristas proporcionam aos alunos o contato com o esporte e os benefícios que dele advém. “São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, preconizava que o esporte ‘fortifica o corpo e purifica a mente’ e é gratificante ver os resultados das práticas esportivas acontecendo na vida dos nossos alunos. O ano de 2017 nos trouxe a certeza de que o esporte é um instrumento educacional que, aliado à formação pedagógica-evangelizadora, colabora com o desenvolvimento individual, social e educacional dos estudantes, e nos mostra que estamos no caminho certo”, declarou.

*com informações dos Colégios e Escolas citados na matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar