Superior-geral, Ir. Ernesto Sánchez, e a Mensagem – Foto: Casa Geral

Na última sexta-feira (24/11), foi divulgada a todos os Maristas de Champagnat a Mensagem do XXII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas, que se realizou em Rionegro, na Colômbia, entre os dias 8 de setembro e 20 de outubro. A Mensagem, que tem como slogan “Caminhemos como Família Global”, é um documento que reúne as conclusões do Capítulo, além de apresentar os cinco apelos ou desafios propostos para guiar a vida e a missão dos Maristas, pelos próximos oito anos.

Os cinco apelos ou desafios foram baseados nas interrogações apresentadas durante o Capítulo –  Quem deseja Deus que sejamos neste mundo emergente? Que deseja Deus que façamos neste mundo emergente? – e se estruturam da seguinte forma: 1) Família carismática global, farol de esperança neste mundo turbulento; 2) Ser o rosto e as mãos de tua terna misericórdia; 3) Inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes; 4) Para caminhar com as crianças e jovens marginalizados pela vida; 5) Responder com audácia às necessidades emergentes.

Cada desafio exposto acima traz uma citação e as justificativas relacionadas ao “tema”, além de apresentar a arte simbólica, criada pelo Ir. Tony Leon, que representa cada apelo. As imagens foram desenhadas em caixas, simbolizando os diversos momentos e ambientes do Capítulo.

A Mensagem ainda inclui um tópico com princípios e sugestões, que pretendem orientar a caminhada a partir do XXII Capítulo Geral, para a vitalidade e a viabilidade da missão e vida Maristas, em consonância com a proposta de um Novo La Valla – um Novo Começo. Os princípios e as sugestões estão reunidos em torno de cinco pilares: vocação de irmãos, missão, maristas de Champagnat, estilo de governo e gestão e uso de bens.

Acesse o documento e fique por dentro da Mensagem do XXII Capítulo Geral, que contém orientações que vão guiar as ações de todo o Instituto Marista pelos próximos oito anos, além de apresentar, em detalhes, os cinco apelos ou desafios do XXII Capítulo Geral, com as respectivas imagens: http://www.champagnat.org/shared/bau/Document_XXII_General_Chapter_PT.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar