Equipe do escritório central e gestores administrativos das unidades no encerramento do evento. (Foto: Chirliana Souza – Ascom/PMBCN)

 

O provincial e presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Ataide José de Lima, encerrou o VI Fórum de Administração e Finanças da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), na tarde de quarta-feira (25/10), no Centro de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia (DF). Durante dois dias, os gestores administrativos dos colégios e escolas sociais, e os executivos do escritório central estiveram reunidos para alinhar a gestão e a missão das unidades com as diretrizes estratégicas institucionais, frente ao mercado educacional, aos desafios institucionais e à crise econômica.

Na fala de encerramento, Ir. Ataide destacou que a Província tem muitos talentos e eles contribuem para a missão institucional. “Peço a vocês, no trabalho diário de gestores, que mirem a figura de Maria, ela nos inspira a continuar a caminhada na Província. Conheçam sobre a filosofia da nossa instituição, o padre Champagnat era homem de fé, e também foi administrador; quando ele tinha convicção de que algo era para o bem da juventude, ele empreendia – e assim construiu um sonho. No que compete a vocês, no dia a dia, não deixem de cuidar das pessoas”, destacou.

O provincial pediu, ainda, que os gestores administrativos exerçam a liderança como Jesus. “Estamos aqui para servir, nos ajudem no exercício da liderança, que é de todos nós, façam as pessoas se sentirem valorizadas no ambiente de trabalho”, elucidou.

Quanto à avaliação do Fórum pelo grupo, os participantes apresentaram aspectos positivos sobre o evento, dentre eles: a participação de unidades educacionais e sociais, a sinergia e o alinhamento de todas as áreas do escritório no Fórum, e o reconhecimento – pela Província – dos profissionais da área administrativa. “Sentimos aqui que, cada vez mais, somos uma rede, e quando realizamos encontros como estes avançamos na gestão”, avaliou a superintendente de Missão, Manuela Suassuna.

Ao final do dia de trabalho, houve, ainda, apresentações sobre Gestão do Custo de Pessoal, com a gerente de Recursos Humanos, Ana Beatriz Rosa, que abordou os desafios à frente de questões relacionadas às férias, demissões e horas-extras, além da elaboração do planejamento para 2018. Logo depois, o gerente do Núcleo Jurídico, Bernard Ribeiro, explicou quais as exigências da Portaria do MEC, nº 15/2017, que tocam diretamente à instituição. Já o gerente da Assessoria de Comunicação Organizacional, Ir. Paulo Martins, explicou a visão de comunicação da Província, hoje incorporada à gestão, substituindo a visão operacional pela estratégica, além de apresentar as campanhas de Captação e Fidelização 2017/2018 e do Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar