Novo Secretariado e Conselho Fiscal (Foto: FNDCA)

Novo Secretariado e Conselho Fiscal (Foto: FNDCA)

Foi eleito ontem (19/10), durante a XX Assembleia Ordinária, realizada em Brasília (DF), o novo Secretariado Nacional do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA). O representante do Brasil-Marista no Secretariado será o Ir. Vicente Sossai Falchetto, diretor do Aprendizado Marista Padre Lancísio (GO), da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), que irá compor o Secretariado durante o próximo biênio 2018/2019.

Ir. Vicente tem uma trajetória de trabalho que passa por momentos importantes do Fórum, e por temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente. Entre 2002 e 2004, como secretário nacional do FNDCA, ele participou do processo de reestruturação da instituição. Em 2004, assumiu o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde ficou até 2006. E, entre 2011 e 2016, empreendeu uma experiência internacional, representando o Brasil-Marista na Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), em Genebra, na Suíça, junto aos mecanismos de Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao retornar para o FNDCA este ano, Ir. Vicente espera atuar no Secretariado com a missão de estar mais próximo do público da instituição. “Os jovens e adolescentes estão mais participativos, atuam em grupos articulados, são mais esclarecidos e, em consequência, são mais propositivos. Eles se envolvem com as ações e instituições que trabalham com as suas demandas e defendem seus direitos. Será um desafio trabalhar em prol, e junto, com esta juventude”, declarou.

Nesta próxima gestão, a agenda de trabalho do Secretariado propõe repensar estratégias de atuação para fortalecer os fóruns nacional e estaduais, e para contribuir de maneira efetiva na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, frente ao contexto sociopolítico do país.

Para Milda Moraes, diretora do Instituto Marista de Assistência Social (IMAS), da PMBCN, e representante do Brasil-Marista, junto às entidades filiadas ao Fórum, a participação da Província no Secretariado reafirma a credibilidade da Instituição no trabalho que vem desenvolvendo para promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O FNDCA é uma organização não-governamental, e tem como missão a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar