Equipe do Colégio Marista Patos de Minas/MG (Foto: cedida pela unidade).

Equipe do Colégio Marista Patos de Minas/MG (Foto: cedida pela unidade).

Com o objetivo de discutir a reforma do ensino médio, estabelecida por meio da Medida Provisória nº 746, de dezembro de 2016, e os seus impactos, a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) realiza nas unidades socioeducacionais o Fórum Itinerante: Educação, Juventude e Ensino Médio. Em outubro, o evento ocorrerá nos Colégios Maristas Champagnat – Taguatinga/DF (18/10), Palmas/TO (21/10), Pio X-João Pessoa/PB (21/10), Maceió/AL (27/10), Surubim/PE (30/10); em novembro será no Marista Diocesano, de Uberaba/MG (29/11); e, em 2018, o Colégio Marista de Varginha/MG promoverá o encontro, em março.

Em 2017, a iniciativa já foi realizada, no mês de junho, nas unidades de Vila Velha, Colatina e Terra Vermelha, ambas no Espírito Santo. Em setembro, o fórum aconteceu em Patos de Minas (MG) e Salvador (BA). O objetivo dos fóruns é, também, fortalecer as unidades maristas, tornando-as em lideranças educacionais nas cidades em que estão inseridas, e oportunizar às unidades educativas locais, sejam elas federais, estaduais ou particulares, espaço de discussão sobre o tema. “A reforma do ensino médio afeta a vida de todos os envolvidos no processo educativo, principalmente os estudantes”, explica o analista da Gerência Socioeducacional da Província, Paulo Bernardo.

Da esquerda para a direita: Deysiane Pontes, Cláudia da Paz, Ir. Lúcio Dantas, Prof. Moaci Carneiro, Alice Magalhães. (Foto: Eline Gomes).

No Colégio Marista de Patamares, em Salvador (BA), participaram do fórum, promovido em 30 de setembro, representantes de instituições educacionais nacionais, membros do conselho diretor, gestores, estudantes, familiares e ex-alunos do Colégio, além de convidados de instituições públicas e privadas da Bahia. “O Fórum foi uma excelente oportunidade, em que a comunidade educativa marista, educadores de outras instituições e a sociedade soteropolitana discutiram os desafios e as esperanças das últimas reformas da educação básica no Brasil”, destacou o diretor do Colégio e mediador do evento, Ir. Lúcio Dantas.

Estiveram presentes no Fórum, em Salvador, o professor Moaci Alves Carneiro, da Universidade de Brasília (UnB), a professora Cláudia Denis Alves da Paz, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a coordenadora Educacional da PMBCN, Deysiane Pontes, e a estudante Alice Azevedo Magalhães, presidente do Grêmio Estudantil Marista de Patamares.

No Colégio Marista Patos de Minas, o fórum reuniu, em 27 de setembro, mais de 250 participantes, entre líderes das universidades e faculdades pública e privadas, da Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal da Juventude, Professores das redes públicas e particulares, estudantes de Ensino Superior e educação básica, equipe e alunos do Colégio Marista Patos de Minas, além de pais e responsáveis.

De acordo com a diretora do Colégio, Marisa Silveira, a cidade de Patos de Minas é reconhecida pela qualidade em educação. É, também, um polo importante na oferta de cursos no ensino superior, com destaque para os de Medicina, Odontologia, Administração, Direito e Engenharias. “Existe uma grande preocupação de todos os educadores da cidade no que se refere às alterações que acontecerão no ensino médio”, comentou a gestora, ao destacar, também, a presença o professor da UnB Moaci Alves Carneiro no Fórum, a representação da Gerência Educacional e o protagonismo juvenil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar