Em 12 de outubro, duas celebrações marcam a data no país: o Dia das Crianças e os 300 anos que pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. O dia 15, por sua vez, é a data em que se comemora o Dia do Educador e, no dia 26, a Juventude. Em meados deste mês, também ocorre a finalização do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, em Rionegro, na Colômbia, quando os Irmãos capitulares indicarão o caminho para os próximos oito anos da instituição no mundo.

O tempo será propício para refletir a Missão Marista, de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, ao evangelizar, por meio da educação, crianças, adolescentes e jovens. Na Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, inicia-se o período celebrativo que carrega o mesmo nome: Missão Marista. Assim como os outros períodos anteriores, o momento oportuniza refletir sobre a atuação da instituição e o legado de São Marcelino Champagnat a partir da inspiração do XXI Capítulo Geral, que afirmou: “queremos ver o mundo com olhos das crianças e jovens e assim mudar nossos corações e atitudes, como fez Maria”.

Até o dia 30 de novembro, data que antecede o início do Advento, Irmãos, leigos e colaboradores são chamados a pensar sobre a missão institucional. “Coragem! Vejam, meus amigos, como é preciosa vossa missão!”, exortou São Marcelino Champagnat aos Irmãos daquele tempo. Dois séculos depois, todos os maristas lembram a importância da missão de anunciar Jesus, educar e transformar a realidade de crianças, adolescentes e jovens do mundo e, principalmente, do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar