Participantes da região América Sul (Foto: XXII Capítulo Geral)

Participantes da região América Sul (Foto: XXII Capítulo Geral)

O XXII Capítulo Geral já começou. Nesta primeira semana de trabalho, os capitulares se encontraram com o Papa Francisco, e aprovaram resoluções sobre questões administrativas, como a sanção de documentos e a eleição de capitulares. A seguir, as principais atividades da semana:

Encontro com o Papa Francisco – O encontro de capitulares com o Papa Francisco, em Medellín, na Colômbia, ocorreu durante a visita do Papa ao país colombiano. Na ocasião, o líder mundial da Igreja Católica Romana incentivou os participantes a “permanecer em Cristo” e a “manter uma relação vital, de absoluta necessidade com Cristo”.

Nomeações capitulares – Foram nomeados o facilitador e os escrutinadores do Capítulo. Os Irmãos Deivis Fischer e Bernardo Baudin, respectivamente, o mais jovem e o mais ancião, foram designados como escrutinadores; Matthieu Daum foi aprovado como facilitador.

Visitas sociais – Os capitulares visitaram centros e projetos sociais na periferia de Medellín, com o objetivo de ouvir as necessidades do entorno, e colocar-se na escuta do Espírito.    Para o provincial, Ir. Ataide José de Lima, “foi um dia para conhecer as periferias existenciais de Medellín”.

Comissão Facilitadora – Foram eleitos os oito membros da Comissão Facilitadora, que será responsável pelo funcionamento dos trabalhos capitulares. São eles, os Irmãos: João Carlos do Prado – brasileiro, da Província Marista Brasil Centro-Sul -, Ben Consigli, Ernesto Sánchez, Darren J. Burge, Juan Carlos Fuertes, Lindley Halago Sionosa, Michel Razafimandimby e Óscar Martín Vicario.

Encontro com os jovens – O Capítulo abriu as portas para 25 jovens – líderes da Pastoral da Juventude, e de outras pastorais da Província Norandina. Por meio de mensagem, os jovens convidam os capitulares a uma profunda reflexão sobre o modo de viver o carisma de Champagnat. “Existe um mundo juvenil emergente esperando pela presença do carisma marista”, dizia a mensagem.

Documentos aprovados – Foram sancionados os documentos que norteiam os trabalhos do Capítulo: Plano do Capítulo, que reúne as atividades da reunião, e o Processo do XXII Capítulo Geral, que representa o regulamento do Capítulo.

Siga o Capítulo Geral – Acesse http://www.champagnat.org/ e acompanhe tudo o que acontece por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar