Ocorre, hoje (28), o segundo Workshop de Planejamento Estratégico da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, no Colégio Marista Champagnat, em Taguatinga (DF). Ao dar continuidade ao trabalho iniciado em maio, o encontro busca avaliar e revisar o Plano Estratégico das mantenedoras UBEE-UNBEC (2014-2023), em vista do ajuste da atualização metodológica e de conteúdo dos objetivos, ações táticas e operacionais de toda a Província. Integram a atividade 32 Irmãos, gestores e colaboradores do Escritório Central e da direção da unidade de Taguatinga.

De acordo com o vice-presidente das mantenedoras, Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, o primeiro encontro visou abordar elementos de aprofundamento do plano e a priorização dos objetivos previstos de 2017 a 2020. Ao mesmo tempo, também serviu como atividade de imersão estratégica dos colaboradores dos caminhos previstos para as mantenedoras. “No primeiro Workshop revalidamos todos os indicadores dos 16 objetivos estratégicos. No encontro de hoje, apresentaremos a plataforma e painel desses indicadores, com metas, ações, e resultados esperados para os próximos três anos. Ao mesmo tempo, vamos refletir sobre a gestão de empresas familiares e sobre atuação no terceiro setor da economia”, explicou o vice-presidente.

O Planejamento Estratégico é a ferramenta de gestão que possibilita manter o foco do destino objetivado para o desempenho da atuação da instituição. Para a gerente Contábil-Financeira da PMBCN, Kelly Mattos, a revisão é essencial para que as organizações possam ajustar a rota da atuação. “Devido ao cenário econômico que atravessa o país, que não está confortável para ninguém, é ainda mais importante essa revisão. Mais do que nunca, o foco no que ser aplicar e priorizar os recursos é de extrema importância. Esta fase de crise política e econômica nos coloca em posição de alerta e, para isso, devemos estar preparados para todos as imprevisibilidades que possam surgir”, afirmou a gerente.

Não apenas a objetivação financeira está em debate na revisão do Plano. A missão marista, de educar e evangelizar, também está na centralidade das discussões. “Sendo a evangelização o coração de missão, ela precisa estar alinhada ao que o Plano prevê para os negócios. Do mesmo modo, os negócios precisam terá evangelização como essência da atuação. Para as famílias dos estudantes das escolas da Província, é exatamente esse o diferencial de nossa educação, integral e humanizadora. Não podemos perder de vista as prioridades dos negócios e nem do carisma da instituição”, explicou a analista de evangelização da PMBCN, Raquel Pulita.

Já a área educacional, uma das frentes de atuação prioritária da Província, é permeada por complexidades e desafios. “O contexto da educação no país passará por diversas mudanças, como a reforma do ensino médio e a nova Base Nacional Comum Curricular. Estar preparado para estas transformações e atualizar-se constantemente é essencial para uma instituição que tem como finalidade evangelizar por meio da educação. Manter a fidelidade ao carisma e à missão, sem deixar de observar e preparar-se para as tendências de mercado, é o que vai nos diferenciar”, afirmou o gerente Socioeducacional, Jefferson Luiz Clemente de Oliveira.

A finalização do trabalho ocorrerá em 11 de agosto, na terceira edição do Workshop.  A metodologia considera fazer ponte do plano das mantenedoras com o das unidades.  Cada etapa é informada e validada com o Conselho Provincial. Integram o Comitê Estratégico de revisão do Plano Estratégico da UBEE-UNBEC (2014-2023), além do Ir. José Wagner, a analista da Área de Vida Consagrada e Laicato, Raquel Pulita; o analista da Gerência Educacional, Emmanuel Rodrigues; o coordenador da Superintendência de Desenvolvimento de Novos Negócios, Guilherme Lamounier; o gerente Socioeducacional, Jefferson Luiz Clemente de Oliveira; a gerente Contábil-Financeira, Kelly Mattos; e o analista da Gerência de Tecnologia da Informação, Daniel Furlan.

Clique aqui e veja algumas imagens do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar