A hora de voltar para casa chegou para os estudantes da Província Marista Brasil Centro-Norte que realizaram intercâmbio em Dublin, na Irlanda, desde o dia 26 de junho. No dia 23, eles se despediram das famílias anfitriãs e da Moyle Park College, escola marista que os acolheu nas quatro semanas de estudo. Os jovens de Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Bahia e Paraíba realizaram a experiência internacional junto a outros 420 estudantes de diversos países.
De acordo com a professora de inglês Tyna Lane Jacob de Miranda H. Leite, coordenadora do Centro Marista de Línguas, em João Pessoa (PB), que os acompanhou no intercâmbio, é perceptível a união e a amizade que os estudantes estabeleceram durante a viagem. “Tudo está mais natural, depois desse tempo. Mesmo com as diferenças que há entre eles, se percebe os laços de amizade e respeito que construíram”, contou a professora.
De segunda à sexta-feira, os intercambistas participaram de aulas de inglês, conforme o grau de proficiência de cada um, práticas esportivas, momentos de confraternização, lazer, turismo e passeios. Todos ficaram hospedados em casas de famílias locais, que possibilitou, também, a imersão na cultura e vivência dos irlandeses. “Todos estão muito satisfeitos com as famílias anfitriãs. Elas tiveram muito cuidado e carinho com os estudantes e eles retribuíram isso. Percebe-se o prazer de estarem com as famílias e fazer outras atividades com eles, conhecendo a cultura e o dia a dia. O aprendizado nas casas é tão importante quanto a escola, pois também desenvolvem habilidades emocionais e de relacionamento”, explicou Tyna.
Sobre a Moyle Park College, a professora contou que é como sentir-se em casa. “A postura e o cuidado dos colaboradores são as mesmas dos colégios e escolas maristas do Brasil. Há, também, uma comunidade de Irmãos aqui e eles são muito presentes, sendo testemunhas cotidianas entre os estudantes”, avaliou a educadora. O Programa de Intercâmbio Marista também levou 40 estudantes para Hamilton e Toronto, no Canadá. Até o início de agosto, os intercambistas frequentarão as aulas de inglês na Columbia International College, bem como farão passeios culturais em Quebec, Montreal, Otawa, dentre outros locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar