Ensino Religioso

A Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte deu início ao itinerário formativo para educadores do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) sobre o Componente Curricular do Ensino Religioso. O grupo já assistiu a duas videoconferências, nos dias 22 de março e 12 de abril, respectivamente sobre Inter e Transdisciplinaridade no Ensino Religioso, com o pesquisador Gilbraz Aragão, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, e Interdisciplinaridade na Matriz Curricular Marista, com o professor de História Diogo Vieira, do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG. Os educadores podem participar, ainda, de atividades no ambiente interativo do Núcleo Marista de Educação a Distância/NEaD, extensivas, também, aos coordenadores de área, vice-diretores educacionais, assessores pedagógicos e coordenadores de pastoral.
Com base na Matriz Curricular do Ensino Religioso do Brasil Marista, o percurso formativo abrange os eixos temáticos por série. No segmento, são trabalhados o Cristianismo (6º ano), Religiosidades Brasileiras (7º ano), Ocidente e Oriente (8º ano) e Um só universo (global) (9º ano). “O itinerário favorece a troca de experiências entre os professores, fortalece a prática pedagógica sobre o componente curricular e a partilha de material didático de apoio, escasso na perspectiva do Ensino Religioso como área do conhecimento”, destaca Paulo César Bernardo, analista educacional que acompanha o projeto.
O espaço no NEaD, por sua vez, configura-se como fórum permanente de diálogo e debate. Os professores dos Anos Finais estão escritos na plataforma virtual e têm acesso a vídeos, artigos, referências bibliográficas, além de poderem interagir entre si e com a Gerência Educacional, à frente da tutoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar