001

Foi lançado nesta segunda-feira (10/04) o projeto das Oficinas La Valla, iniciativa organizada pelo GT Bicentenário e a Área de Vida Consagrada e Laicato da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). A ação integra, também, as ações dos 200 anos do Instituto Marista, planejadas para dinamizar o tema nas unidades socioeducacionais, comunidades, fraternidades e no escritório central.

O superintendente de Organismos Provinciais da PMBCN, Ir. José Augusto Júnior, fez o momento de oração. Na ocasião, ele resgatou que o bicentenário Marista é tempo de reflexão sobre os “novos tempos e as novas necessidades” do Instituto e as oficinas nasce do desejo de cultivar o sonho que nasceu no coração de Champagnat e nos une ao projeto de Jesus Cristo.

O provincial Ir. Ataide José de Lima, proferiu o discurso de abertura, ao elucidar que as Oficinas La Valla dizem respeito à formação na espiritualidade Marista. “La Valla é ícone da terceira etapa das celebrações do bicentenário Marista e de preparação ao 22º Capítulo Geral, em setembro, na Colômbia. A casa de La Valla é onde Champagnat formou os primeiros irmãos naquilo que ele acreditava. A casa nos convida a construirmos uma Igreja nova, em torno da mesma mesa e a sermos homens e mulheres de Deus”, relembrou o irmão.

As Oficinas La Valla serão realizadas entre os meses de abril a agosto de 2017, com o objetivo de popiciar momentos formativos com foco na espiritualidade marista, a partir do ícone La Valla, para Irmãos, Leigas, Leigos, colaboradores e voluntários da Província. Além das oficinas, o projeto prevê mais duas atividades específicas, sendo elas, as videoconferências de formação com os responsáveis por dinamizar as oficinas nas unidades, além do curso EaD, com início em agosto de 2017.

Durante as oficinas, os participantes se aprofundarão em conteúdos nos temas da Espiritualidade, Vida Comunitária e Missão, a partir da experiência de Marcelino Champagnat em La Valla. Cada unidade da Província terá duas pessoas de referência, que serão as responsáveis por mobilizar os participantes e programar as datas dos eventos, ainda em 2017. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas no e-mail lavalla200anos@marista.edu.br

Integram o GT Bicentenário, os Irmãos Paulo Henrique Martins, Paulo Soares, Rafael Ferreira, e a analista da Assessoria de Comunicação Organizacional Chirliana Souza. Da Área de Vida Consagrada e Laicato, participam da iniciativa o coordeandor Eder D’Artagnan e as analistas Raquel Pulita e Maridelma Ilário. Além do GT Bicentenário e da equipe da Área de Vida Consagrada e Laicato, contribuíram com a elaboração dos roteiros das oficinas os Irmãos Claudino Falchetto, Gustavo Ribeiro, Joilson Toledo e Edvaldo Lima, e as leigas Heloisa Afonso de Almeida e Cleunice Mota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar