Sem título

Em 02 de janeiro de 2017, o Instituto Marista celebra 200 anos de serviços dedicados a evangelização e a educação. Hoje, com presença nos cinco continentes, no Brasil essa história começou em 1897, quando os primeiros irmãos franceses desembarcaram em Congonhas do Campo, em Minas Gerais. Desde então, a Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN dá seguimento à missão legada por São Marcelino Champagnat, de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado” entre crianças, adolescentes e jovens.A cidade de Mendes, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido pela instituição para a ação de graças em celebração pelo bicentenário Marista. Na ocasião, Irmão, leigas e leigos, juntos comemorarão a data, que marca o início dos 300 anos e o retiro provincial promovido anualmente na instituição.

O Instituto Marista, em Roma, lançou a campanha #MillionMarists. O convite é para divulgar a hashtag nas redes sociais, com a intenção de obter um milhão de mensagens, mostrando, assim, como cresceu o sonho de Marcelino Champagnat desde as humildes origens da casa de La Valla até os dias de hoje e formando uma grande família internacional. O superior geral, Ir. Emili Turú, também gravou mensagem especialmente para a data. Nela, ele destaca a importância da gratidão, do perdão e do compromisso, como atitudes à conversão pessoal e institucional nesse novo começo. Clique aqui e assista ao vídeo.

A trajetória dos 200 anos no Instituto Marista começou em 2014, sob o tema Maristas 2017 – um novo começo. Cada ano foi dedicado a um aspecto que recorda a vida e a missão Maristas: o Ano Montagne (outubro/2014 a julho/2015) sensibilizou para atuação com crianças, adolescentes e jovens empobrecidos; o Ano Fourvière (julho/2015 – julho2016) relembrou a promessa feita por Champagnat e colegas sacerdotes para a Sociedade de Maria, compromisso de atuação tendo a mãe de Jesus Cristo como referência e que remete à relação entre religiosos e leigos a favor da Igreja, e o Ano La Valla (agosto/2016 a agosto/2017) resgata a dimensão mística do Instituto.

1 Comment
  1. YARA MARIA CAVALCANTE DE PORTELA

    Agradeço à Deus pela dedicação e o amor em tudo que o Colégio Marista oferece para complementar a formação familiar, humana e social de todos estes jovens que tem sob sua responsabilidade.Peço ao Espirito Santo que continue a derramar seus dons a este instituição e seus membros.Hoje é dia de colocarmos sob os pés de Jesus e de sua mãe,Maria o futuro deste legado o qual é construído por cada um de nós. PARABÉNS,MARISTA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar