UL01-0086

“Preservar a memória marista para nos ajudar a conhecer nossas origens, saber quem somos e qual a nossa missão”. Este é o legado do Centro de Estudos Maristas/CEM, na visão do diretor do local, Ir. Rafael Ferreira Júnior. A celebração que marca o aniversário de 30 anos de história da instituição será na noite do dia 24 de setembro, no pátio do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG, com a presença do provincial Ir. Ataide José de Lima, Irmãos, leigos, colaboradores e demais convidados que fazem parte dessa trajetória.

Além da missa, estão previstos momento de homenagens e a bênção ao prédio onde funciona o CEM, a Loja Like e a biblioteca e capela do colégio, que receberá o nome de Espaço Cultural Ir. Gobriano Maria. O primeiro provincial da antiga Província do Rio de Janeiro, na década de 1960, deu origem ao acervo da Sala Champagnat, em Mendes/RJ, que mais tarde iria para o Centro de Estudos Maristas. Em setembro deste ano, houve, também, solenidade com o Ir. Gentil Paganotto, provincial da época de fundação, e o conselho provincial daquele período. Ainda como parte das comemorações, há a expectativa do lançamento, em novembro próximo, de revista virtual sobre o Centro.

Hoje o CEM, que funciona na capital mineira, tem estrutura formada por arquivo histórico institucional com acervo fotográfico das origens do Brasil Marista e das unidades, e o arquivo pessoal dos Irmãos, dentre outros itens; duas bibliotecas, com mais de 70 mil volumes, e museu, com exposições que seguem os temas da rede de museus de Minas Gerais, e a permanente, que traz entre as peças roupas litúrgicas e livros de oração de Marcelino Champagnat, obras de arte dos Irmãos, mobiliários e demais artigos históricos. “Temos a missão de recolher, organizar, preservar e dar acesso ao patrimônio marista. Assessoramos, também, pesquisadores em temas sobre a instituição”, relembra Ir. Rafael. A criação do Centro foi aprovada em reunião do conselho provincial realizado de 27 a 31 de agosto de 1986.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar