congresso_marista

Evento, em Olinda, terá a presença do idealizador da Escola da Ponte, José Pacheco, do escritor Jorge Larrosa, professor da Universidade de Barcelona, e da missionária oficial da tradição religiosa Zen Budista, Monja Coen.

O Brasil Marista, por meio da União Marista do Brasil – UMBRASIL, promove de 11 a 14 de outubro a 5ª edição do Congresso Internacional Marista de Educação, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o tema “Educação de Qualidade: sentidos, experiências e horizontes”, o evento reunirá cerca de 3 mil educadores e gestores dos ensinos público e privado para discutir e potencializar a promoção do direito a uma educação integral de qualidade e de excelência acadêmica. 

A metodologia do 5º Congresso será baseada em conferências comuns a todos os participantes; momentos de relatos de experiências e atividades simultâneas, onde cada congressista fará a escolha da programação a partir do seu interesse. As palestras têm início na quarta-feira, 12, com o teólogo Leonardo Boff, com o tema “Educação, Cuidado e Ecologia”.  Na mesma data, encerra a programação do dia, Frei Betto com “Educação, Espiritualidade e Protagonismo Social”.  Na quinta-feira, 13, uma mesa redonda irá debater “Emoção, Espiritualidade e Ciência”, com a participação da Missionária oficial da tradição religiosa Zen Budista, Monja Coen, do Monge Beneditino e teólogo, Ir. Marcelo Barros, e do Irmão Marista e teólogo, Afonso Murad. 

Presentes ainda no evento, o pedagogo português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, o filósofo Bernard Charlot, autor de 14 livros cujo tema de pesquisa principal é a questão da relação com o saber e Jorge Larrosa Bondia, professor titular de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona (Espanha). 

A abertura oficial, na noite do dia 11 de outubro, terá o musical de Antonio Nóbrega em homenagem a Ariano Suassuna. Haverá, ainda, apresentações artísticas e culturais como o Grupo Armorial, Festa do Folclore, sarau de poesia, dança popular e espetáculos.

 O Congresso Internacional Marista de Educação é um marco na promoção e organização de eventos educacionais. “O Congresso é um amplo espaço de debate sobre a educação. Já discutimos a Educação do Século XXI, Educação e Cidadania e Ofício de Educador na Sociedade do Conhecimento e Espaço e este ano, vamos reunir educadores e gestores do Brasil e do mundo para discutir um tema tão importante que é a educação de qualidade” conta o secretário executivo da UMBRASIL, Ir. Valter Zancanaro.

 Edição comemorativa 200 anos

O 5º Congresso Internacional Marista de Educação será realizado durante as celebrações do Bicentenário do Instituto Marista. Em 2 de janeiro de 2017, completarão dois séculos desde que Marcelino Champagnat deu início a sua obra. Hoje, os maristas estão presentes em 82 países nos cinco continentes. No Brasil, a presença Marista está  em 23 estados e conta com 27 mil Irmãos, Leigas e Leigos em 98 cidades.

 Serviço

Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda

Data: 11 a 14 de outubro de 2016

Inscrições e mais informações: www.congressomarista.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar