Foto: Cristiano Giamarco - Alunos e professora do Colégio Marista Champagnat - Taguatinga/DF.

Foto: Cristiano Giamarco – Alunos e professora do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga/DF.

 

Promover a formação continuada dos educadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), sobre o Componente Curricular do Ensino Religioso. Este é o objetivo do Itinerário Formativo que se estenderá até 05 de outubro, com previsão de abrangência dos demais segmentos da Educação Básica. A iniciativa é da Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro – Norte, que viabiliza a proposta por meio de videoconferências e de ambiente interativo no Núcleo Marista de Educação a Distância (NEaD).

Com base na Matriz Curricular do Ensino Religioso do Brasil Marista, as formações por videoconferência trabalham os itens dos eixos temáticos por série, conforme o documento. Assim, o próximo encontro, com a participação dos professores do 3º e 4º anos, no dia 14 de setembro, abordará o eixo Religiões e Religiosidade na cidade/município e no estado. No dia 21 do mesmo mês, será a vez das equipes do 5º ano refletirem sobre Religiões e Religiosidade no Brasil. Em agosto, foi trabalhada a temática voltada ao núcleo familiar e à comunidade escolar. “Também fazemos o estudo de algumas partes do livro `Estágios da Fé`, de James W. Fowler, para contribuir com as reflexões e as práticas pedagógicas”, lembra Paulo César Bernardo, analista educacional de referência para a área.

Dentro da caminhada formativa, foi desenvolvido, também, o espaço no NEaD com fórum permanente de diálogo, debate, partilha e troca de experiências sobre o Ensino Religioso. Os professores dos Anos Iniciais, que hoje atuam com crianças de 06 a 10 anos, estão escritos na plataforma virtual e têm acesso às videoconferências gravadas, vídeos, artigos, referências bibliográficas, além de poderem interagir entre si e com a Gerência Educacional, à frente da tutoria do ambiente. “Hoje há carência de material pedagógico que aborde o Ensino Religioso como área do conhecimento. Então este recurso é importante. O componente curricular integra a área de Ciências Humanas, ao lado da Filosofia, Sociologia, Geografia e História”, explica Paulo César.

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