SustentaBike-Robótica-Siree-2016-18

O projeto SustentaBike – Energia sustentável criado pelos estudantes do ensino médio do Colégio Marista Pio XII, de Surubim (PE), foi destaque na 5ª edição do Seminário Internacional sobre Resíduos Eletroeletrônicos – SIREE. A unidade social da Província Marista Brasil Centro-Norte esteve presente na abertura do evento, na última quarta-feira (17/08).

O projeto foi idealizado pelo grupo de robótica do Colégio coordenado pelo educador Daniel Andrade. A apresentação da bicicleta no seminário, que gera energia a cada pedalada, surpreendeu os participantes pela performance e criatividade. A partir de sucatas retiradas de impressoras, os estudantes conseguem gerar até 24 volts de tensão e 900 miliamperes de corrente.

O SIREE é o encontro entre personalidades atuantes da área que tentam solucionar os problemas sobre o lixo eletrônico que a sociedade gera.  O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, elogiou o projeto e o destacou como símbolo de um reuso inteligente e sustentável dos resíduos eletrônicos. Também estiveram presentes, no Seminário, Inamara Melo, secretária de Meio Ambiente da cidade do Recife, e Sérgio Xavier, secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ambos ressaltaram a importância do projeto e aproveitaram a oportunidade para convidar o grupo para participar de outros momentos semelhantes e significativos.

Com informações: Colégio Marista Pio XII.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar