PJM

Este ano o tema do evento, que será realizado em Lyon, na França, é Dare to Dream – Ouse Sonhar.

“A sociedade precisa de um rosto jovem para dar cor e vida ao nosso Brasil”. A afirmação é de Edilson Batista da Costa Filho, 20 anos, representante da Pastoral Juvenil Marista (PJM) da Escola Marista Sagrado Coração, em Fortaleza (CE), escolhido pela Província Marista Brasil Centro-Norte para estar, como delegado, no Encontro Internacional de Jovens Maristas – EIJM.  Com o tema Dare to Dream (Ouse Sonhar), o evento reunirá, de 17 a 23 de julho, na cidade de Lyon, na França, as juventudes maristas dos cinco continentes, para diálogos e reflexões acerca dos novos horizontes para o carisma e a missão. O EIJM tem o objetivo de celebrar, também, a atuação dos quatro ramos maristas – Irmãos, Padres, Irmãs e Irmãs Missionárias.

Edilson, que é natural do Ceará, mora com os pais e irmãos mais novos, curte estar na pastoral do Colégio, ouvir músicas, dançar e andar pelo bairro com amigos.Ex-aluno da Escola Marista, ele se destacou na PJM como coordenador de grupo, onde ainda tem atuação ativa. “Na escola sempre teve (e ainda tem) a presença de uns “homens” divertidos e animados. Depois de um tempo descobri que eles eram formandos e Irmãos Maristas”, relembra Edilson, que se diz ansioso pela participação no encontro internacional, na França. “Quero me surpreender e surpreender os outros participantes, mostrando como eu sou na PJM; quero fazer boas mudanças nesse processo de revitalização”, destaca.

Sobre o relacionamento que tem com os estudantes, Edilson pontua a importância de manter o respeito nas amizades e de conversar com e sobre os jovens. “Como se sentem? Como se veem em sociedade? Como veem os outros?”, indagou o jovem. De acordo com ele, a sociedade passa por momentos delicados e os jovens devem assumir responsabilidades para no futuro serem bons adultos e cidadãos. “Nosso papel é de realizar mudanças que sejam boas para todos”, declara entusiasmado.

Para finalizar, Edilson sinaliza que o jovem faz a diferença e mudança aonde for. “Vamos seguir com fé, força e esperança o caminho de Deus, levando o seu amor para os que precisam”, disse. Além dele, estarão no evento, como delegados, o Ir. Paulo Soares, coordenador de Pastoral no Colégio Marista São José – Barra (RJ), e Milena Ricato, estudante no Colégio Marista de Colatina (ES).

A última edição do EIJM foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 2013, mesmo ano que a capital carioca recebeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Mais informações do EIJM 2016 estão disponíveis no site www.lyon2016daretodream.com.