Milena

Evento será realizado de 17 a 23 de julho, na cidade de Lyon, com o tema Dare to Dream (Ouse Sonhar).

Milena Ricato, 18 anos, ousou a sonhar com um futuro melhor para a juventude quando começou a participar das atividades da Pastoral Juvenil Marista (PJM) no Colégio Marista de Colatina (ES). A trajetória de aluna destaque resultou na aquisição de uma bolsa de estudos na unidade educacional, com as boas notas obtidas e o comportamento exemplar. Pelo protagonismo junto aos jovens, em julho, seguirá para Lyon, na França, país de origem do Instituto Marista, onde representará a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), como delegada, no Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM). “Os Irmãos maristas, junto com meus pais, construíram minha personalidade”, destaca ela, que concluirá o ensino médio no final de 2016.

Nascida em Colatina e filha única de pais adotivos, casal que para ela a “educou da melhor forma possível”, Milena sempre amou o teatro e a televisão. “Atuar é o que mais me dá prazer; atualmente participo de comerciais e peças infantis”, conta a estudante. A primeira experiência como jovem marista transformadora aconteceu a partir de uma ação social promovida pela PJM. “Ensinamos aos alunos da educação infantil sobre a parte filantrópica do Colégio e sobre higiene bucal. Foi com essas crianças me chamando de “tia” e com olhares e sorrisos de gratidão, que me apaixonei por este poder de transformação que todo jovem tem”, relembra.

Segundo Milena, os jovens ainda carregam pensamentos individualistas. Ela acredita que pode ajudar outros estudantes com o carisma marista, para gerar o sentimento de coletividade e mostrar, ainda, que a força da transformação está nas mãos dos jovens. “Sonhar é essencial, porque o sonho é a base de toda mudança, de todo objetivo. Marcelino Champagnat sonhou com um ensino diferenciado, com base nos valores ensinados por Deus, e aqui estamos, 200 anos depois”, reafirma. A educanda também destaca. “Acredito que com a crise política,  socioeconômica e ideológica do país, o jovem precisa ser prioritariamente esperto, pesquisador e crítico”, argumenta.

Com o tema Dare to Dream (Ouse Sonhar), o encontro internacional reunirá as juventudes dos cinco continentes, de 17 a 23 de julho, para diálogos e reflexões acerca dos novos horizontes para o carisma e a missão maristas, bem como para celebrar a atuação dos quatro ramos maristas – Irmãos, Padres, Irmãs e Irmãs Missionárias.

Além de Milena, estarão no evento, como delegados, o Ir. Paulo Soares, coordenador de Pastoral no Colégio Marista São José – Barra (RJ), e Edilson Batista da Escola Marista Sagrado Coração, em Fortaleza (CE). “Acredito que o encontro trará uma nova visão de mundo, o que é ótimo. Ampliarei conhecimentos, passarei conceitos e modelarei opiniões. Tudo isso em prol do bem da juventude mundial. Além disso, me aprofundarei na promessa que nos trouxe até aqui, e estou profundamente animada e principalmente agradecida por essa experiência”, destaca Milena.

Ao ser questionada sobre a mensagem que ela deixa para os jovens, Milena pontua. “Ousem sonhar, ousem acreditar, ousem tentar, ousem persistir. Só assim as mudanças podem de fato acontecer”. A última edição do EIJM foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 2013, mesmo ano que a capital carioca recebeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Mais informações do EIJM 2016 estão disponíveis no site www.lyon2016daretodream.com.