Ensinar Língua Portuguesa para quê?

Artigo produzido por *Emmanuel Henrique Souza Rodrigues, analista na Coordenação Educacional, da Gerência Socioeducacional da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) – Foto: Ascom/PMBCN. Faço sempre uma pergunta nas formações de professores de Língua Portuguesa: por que ensinar Língua Portuguesa a falantes de língua portuguesa? A ideia é mesmo bagunçar a cabeça dos que ouvem. Diria…

Cuidar das infâncias para evangelizarmos com responsabilidade

        “Olho para a educação com olhos de cozinheira e me pergunto: que comidas se preparam com os corpos e mentes das crianças e adolescentes nestes imensos caldeirões chamados escolas? Que sabor estará sendo preparado?” (Rubem Alves, 1996)   Somos interpelados constantemente, como educadores, a avaliar a vida de nossas crianças, reconhecer…

Formação de professores reflexivos no contexto educacional brasileiro

Autora: Deysiane Farias Pontes Deysiane Farias Pontes é analista educacional na Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN. Graduada em Letras – Português e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atualmente, é doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB. A formação de professores é questão primordial quando se trata da qualidade social da…

O Novo Ensino Médio

Autora: Jaqueline de Jesus Jaqueline de Jesus é gerente Educacional na Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional, Supervisão Escolar, Avaliação da Aprendizagem e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Esse artigo foi publicado na revista Profissão Mestre, na edição de março de 2016.  A democratização do acesso ao…

Reduzir a maioridade penal não é a solução para a violência

Autora: Hildete Emanuele Nogueira de Souza Militante das Pastorais da Juventude do Brasil, Licenciada em Letras, Especialista em Juventude e Analista de Pastoral da Província Marista Brasil Centro-Norte. O repertório do discurso a favor da redução da maioridade penal é raso e violento, se for possível espremê-lo sairia um caldo de ódio e vingança, além…

Capacitação de educadores no contexto da educação inclusiva

Autora: Gilmara Matos Analista da Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Neuropedagogia e Psicanálise na Educação, com enfoque em Neuroaprendizagem. A partir da Declaração de Salamanca de 1994, a expressão educandos ou crianças excepcionais foi substituída por necessidades educacionais especiais, atendendo casos de altas habilidades, transtorno global do…