Sobre a campanha
A Campanha Imposto Renda Solidário 2022 quer sensibilizar você sobre a importância da doação aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA). São eles que financiam projetos sociais cadastrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e fazem a diferença na vida do público infantojuvenil em situação de vulnerabilidade e risco social.
Sabia que é possível ajudar, sem pesar no bolso? Estabelecida pela Lei 8.069/90, a doação ao FIA pode ser deduzida do Imposto de Renda (IRPF) e não traz ônus a quem colabora. E tudo de forma segura, sob fiscalização pelo Ministério Público.
Se as doações forem realizadas dentro do ano de referência (até 31/12), a pessoa física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração (só é possível para quem optar pelo modelo completo). Naquelas feitas após o encerramento do ano e antes da data de vencimento da primeira quota, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração.
A sua doação pode mudar a vida de crianças e adolescente nos estados e municípios onde atuamos, por meio das nove escolas sociais do Marista Centro-Norte.

“Contribua, não custa nada para você. Vale muito para quem precisa”.

A importância da sua doação
Segundo dados da Receita Federal, em 2021, foram recebidas mais de 32 milhões de declarações de pessoa física. As doações ao Fundo para a Infância e Adolescência ainda são pequenas, comparadas ao potencial que poderiam ser destinadas aos projetos sociais para crianças e adolescentes e ao quantitativo de declarações recebidas pela Receita.
A realidade brasileira conta com mais de 32 milhões de crianças e adolescentes afetados pela pobreza e falta de oportunidades. Todos os anos, são mais de 2 milhões de jovens que abandonam o ensino formal ou ampliam os índices de repetência escolar.
O Marista Centro-Norte, possui atualmente 9 escolas educacionais sociais em seis estados do país. Elas atendem mais de 5 mil crianças, adolescentes e jovens, cujas famílias estejam em extrema vulnerabilidade. A cada cinco alunos pagantes do Marista Centro-Norte, um é estudante beneficiado com bolsa social.
As verbas do Fundo são aplicadas conforme as demandas e as prioridades definidas pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. São exemplos de usos possíveis: estudos e diagnósticos sobre a realidade social das crianças e dos adolescentes; programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência; programas de incentivos à guarda e à adoção; programas e ações que visem à erradicação do trabalho infantil; profissionalização dos adolescentes e divulgação dos direitos das crianças e adolescentes.
Como doar?
1. Baixe o programa da Declaração do Imposto de Renda 2022 no site da Receita Federal em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda
2. Para que você possa doar 3% do seu imposto de renda devido direto na declaração de IR, é necessário que sua declaração seja realizada na opção Deduções Legais, também conhecido como modelo completo.
3. Na tela principal, após preencher todas as informações, vá até o campo Doações Diretamente na declaração¹, selecione o ícone criança e adolescente² no campo superior esquerdo e clique em novo³.
4. Escolha o “Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente que você quer contribuir, informe o número do CNPJ e UF de localização do Fundo.
5. Busque na barra de rolagem da tela inicial, no canto esquerdo, a opção imprimir e entre em DARF – Doações Diretamente na Declaração ECA, selecione o arquivo e clique em imprimir. Faça o download do DARF e realize o pagamento em seu banco.
Pontos de atenção:
O Pagamento da DARF deverá ser realizado até no máximo 29 de abril de 2022.
Cuidado no momento de realizar o pagamento da sua DARF no banco onde você possui conta. Lembre-se sempre de conferir se o nº do CNPJ que aparece na sua Internet Banking é o mesmo que aparece na DARF, pois alguns sistemas guardam as informações de DARFS pagas anteriormente por você, o que pode gerar inconsistência na sua Declaração de Imposto de Renda.
Agora é só enviar o comprovante de pagamento da DARF, e seus dados pessoais utilizados na declaração: nome completo e CPF, para o e-mail impostosolidario@marista.edu.br
É muito importante para o Marista Centro-Norte, o envio do comprovante de pagamento para o e-mail. Assim, a equipe da Assessoria de Missão pode acompanhar o movimento das doações e a distinção dos recursos para os Fundos.
Escolha um dos Fundos e
direcione seu imposto:
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Silvânia/Goiás. CNPJ: 19.814.507/0001-07
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida de Goiânia/Goiás – CNPJ: 11.671.903/0001-10
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracati/Ceará – CNPJ: 17.969.066/0001-97
  • Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza/Ceará – CNPJ: 18.917.900/0001-63
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Surubim/ Pernambuco – CNPJ: 25.136.083/0001-71
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vila Velha/ Espírito Santo CNPJ: 18.543.133/0001-70
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina/Piauí – CNPJ: 00.623.730/0001-49
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Varginha/ Minas Gerais – CNPJ: 18.194.893/0001-19
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguatu/ Ceará – CNPJ: 18.395.360/0001-03