Fund II

Entre a pré-adolescência e a adolescência, os estudantes Maristas recebem atenção pedagógica necessária para a fase de desenvolvimento em que se encontram. São apoiados pela proposta educativa Marista na busca de apropriação do conhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades nos campos acadêmico, político, ético, estético e tecnológico.

A proposta Marista engaja a inteligência do estudante do Ensino Fundamental – anos finais em operações e leituras de mundo marcadas por raciocínios mais complexos, capazes de abordar a realidade com rigor conceitual, mas também com criatividade, criticidade, capacidade propositiva e posicionamento pessoal cada vez mais fundamentado e mediado pela razão em favor da transformação por um mundo mais justo e solidário.

A maior abstração na abordagem do mundo, nessa fase do ensino, não impede, contudo, que a proposta educativa ligue conteúdos à vida cotidiana e aos interesses dos estudantes.

É acompanhado da formação afetiva e espiritual, do enriquecimento da imaginação, por meio das artes e da literatura, da educação física e corporal, num compromisso com o desenvolvimento integral dos adolescentes.

A Proposta Educativa Marista favorece, ainda, a participação e o protagonismo – inclusive como direito – na assunção de responsabilidades pessoais e coletivas, educa para a cidadania e prepara gerações com maior consciência política e capacidade de controle e positiva intervenção social e ambiental.