Neste ano, a Semana Champagnat de 2019, coincidindo com a Semana do Meio Ambiente, assumiu o compromisso de convocar as comunidades educativas Maristas a serem agentes de mudança. Mudar vai além da adoção de práticas momentâneas de cuidado, significa reordenar os hábitos e a consciência em prol de uma vida mais sustentável, menos consumista e egoísta.

O tema “Champagnat, agente de mudança!” nos convidou a nos envolvermos construindo, juntos, a gratidão e o fascínio pela vida, para que, assim, a transformação ocorra primeiramente no sujeito, como pessoa, e, por conseguinte, em suas relações de reciprocidade.

Ao decorrer da última semana, os alunos Maristas puderam vivenciar atividades que discutiram sobre a importância de sermos agentes de mudança com relação à preservação da natureza. O objetivo foi alimentar nos estudantes uma “cidadania ecológica”, que é, sobretudo, um modo de atualizar a missão de Champagnat em “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

Veja um pouco do que movimentou Colégio Marista Dom Silvério durantes esses dias:

Exposição de Léo Piló – Sustentabilidade em ação
Ao decorrer desta semana, foram expostas pelo Colégio algumas obras do artista Léo Piló. Mais do que aproveitamento, o artista explora combinações com materiais diversos criando ambientes favoráveis para interação. O conceito está focado na geração da economia criativa a fim de despertar na sociedade a consciência sobre os benefícios de preservar os recursos naturais para as próximas gerações.

Oração com equipe administrativa
Com os pensamentos direcionados à São Marcelino Champagnat, membros da equipe administrativa do Colégio se reuniram em oração, na segunda-feira, pedindo à Boa Mãe que iluminasse todas as atividades da semana.

Confira algumas fotos.

Teatro “A Vida de Champagnat”
Sob a direção de Leandra Batista, supervisora do SeAC, os alunos da Vila Marista assistiram a uma criativa e lúdica peça de teatro baseada na obra “A Vida de Champagnat”. Além da Leandra, os alunos Caio Oliveira (7º ano), Bernardo Gallizi (1ª séria EM), Arthur Peixoto (7º ano), o disciplinário Damilton e o coordenador do SETE, Guilherme Bicalho, participaram da encenação.

Voluntariado Estudantil Marista – VEM
Como uma forma simbólica de agradecer o empenho e a doação dos estudantes que participam do Voluntariado Estudantil Marista – VEM – os alunos receberam bottons e PINs que confirmam o trabalho feito por eles nas instituições parceiras do Colégio.

O projeto é desenvolvido pela Pastoral do Colégio Marista Dom Silvério, com o envolvimento de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a 3º série do Ensino Médio. Em consonância com os valores Maristas, acredita-se que, por meio dessas iniciativas, o aluno possa vivenciar um processo de amadurecimento, comprometido na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, ampliando o espirito e a cultura da solidariedade.

Vigília das Luzes
Ser farol, orientação e luzeiro que mantém acesa a chama incendida por São Marcelino Champagnat. Esse foi o convite atendido pela comunidade educativa. Na quarta-feira, aconteceu, no Pátio Central do Colégio, a Vigília das Luzes que reuniu pais, alunos, funcionários e grande parte da nossa comunidade educativa.

Intervenção no trânsito
Motivados pela campanha da ONU do Dia Mundial do Meio ambiente deste ano, educadores e representantes das turmas do Ensino Fundamental II foram às ruas para chamar a atenção dos motoristas e pedestres para a luta contra a poluição atmosférica.

A campanha RespireVida mobiliza indivíduos e cidades do mundo inteiro a protegerem nossa saúde e a de nosso planeta dos efeitos da poluição do ar.

Confira algumas fotos.

Lanche coletivo e palco aberto
Para comemorar o Dia de São Marcelino Champagnat, os alunos do Grande Colégio se reuniram para celebrar e compartilhar o lanche da manhã. Além disso, o palco esteve à disposição dos estudantes que tiveram a oportunidade de cantar e tocar instrumentos para alegrar o momento de partilha e celebração.

Aulão com Luana Cavalcanti
Luana de Abreu Cavalcanti, aluna do 3º ano EM do Colégio Marista Dom Silvério e conselheira da 6ª Gestão do Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) – gestão 2019/2020, conversou com os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio sobre as suas experiências e sobre a importância do protagonismo juvenil no cuidado com o meio ambiente.

AMAR
O momento AMAR reuniu estudantes do Maristinha, do turno da manhã e da tarde, em oração e reflexão, celebrando o Dia de São Marcelino Champagnat e o Dia do Meio Ambiente.

Plantio de árvores
Para encerrar a Semana de Champagnat e a Semana do Meio Ambiente, alguns estudantes membros da Pastoral Juvenil Marista – PJM estiveram, na sexta-feira, no Parque das Mangabeiras para plantar algumas árvores e, de alguma forma, deixarem uma pequena contribuição para o meio ambiente e para a nossa cidade.