Cerca de 50 jovens e adolescentes de várias unidades educacionais Maristas participaram do Projeto de Voluntariado Marista “Mão na Massa”, atividade que integrou a programação do Intercâmbio Marista de Fé, Arte, Cultura e Esportes, realizado entre os dias 1º e 4 de novembro, no Colégio Marista Dom Silvério.

O local escolhido para a ação foi a Associação Comunitária da Vila Cafezal, localizada no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Os estudantes, junto à comunidade, uniram-se para revitalizar o espaço. Além da pintura das portas e das paredes, cada espaço também ganhou um desenho único, o que lhe trouxe um toque especial.

Para a aluna Aryane da Cruz Figueiredo, estudante do 9º Ano “C” do Colégio Marista Dom Silvério, a experiência do “Mão na Massa” foi muito válida e gratificante. “Reformar a Associação deu muito trabalho, mas, a cada momento, eu conversava com pessoas diferentes e aprendia um pouco com cada uma. Ao final do trabalho, percebi que todo o esforço coletivo valeu a pena, por ter a oportunidade de ajudar tanto aquelas pessoas, além do aprendizado pessoal, é claro”.

O Coordenador de Pastoral, Jonathan Félix, afirma que as atividades de voluntariado possibilitam o desenvolvimento das competências socioemocionais apontadas na BNCC e ressalta que “imersos em uma realidade diferente e desafiadora, os alunos desenvolvem competências essenciais para a vida, como a cooperação, a empatia e o respeito”.

Pequenas atitudes, realizadas coletivamente com empenho e ousadia, podem mudar o mundo. Fica, então, o desejo de continuarmos colocando a mão na massa, transformando corações e realidades. Clique aqui e veja algumas fotos do projeto.