Fabricação de Sabonete (1)

Aprender conceitos científicos e praticar a solidariedade ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, nas aulas de Química, da professora Valéria Boechat. Eles aprenderam a fabricar sabonete líquido, que será doado a entidades sociais acompanhadas pela Pastoral do Colégio Marista Dom Silvério.

Foram produzidos 40 frascos de sabonete líquido especialmente pensado para crianças e idosos, contendo vitamina A e extrato de aveia. Ao longo do ano letivo, durante as aulas de Química, os alunos aprenderam vários conceitos que agora foram aplicados na fabricação do sabonete, tais como a solubilização, a densidade, a textura, a viscosidade e os cálculos estequiométricos.

Clique para conferir mais fotos

Toda a produção será doada a uma das instituições assistidas pelo VEM – Voluntariado Estudantil Marista. O processo de fabricação aconteceu no Laboratório de Ciências da Natureza, sob a supervisão da professora Valéria Boechat e dos técnicos de laboratório Geraldo Resende e Luzélia Félix. “Esse trabalho permite ao estudante vivenciar conceitos e métodos trabalhados em sala de aula ao longo do ano letivo e está em consonância com o nosso planejamento escolar e com o Projeto Educativo do Brasil Marista”, explica a professora. Ao mencionar trechos do projeto, ela também destaca a importância do diálogo entre “as ciências, as sociedades e as culturas sob uma perspectiva cristã da realidade e, dessa forma, poder entender as necessidades humanas e sociais contemporâneas, questioná-las, traçar caminhos e modos de enfrentar as problematizações”.

Salvar