Musical Vila Marista 2016 (1)

Musical da Vila Marista homenageia escritor mineiro

Junte poesia, música, dança e traquinagem de criança para refletir o encantamento e a inocência da infância. Some a isso o resgate de uma vida pura, mágica e feliz, muito feliz. Assim foi o Musical “Vida de menino, obra de Sabino”, uma releitura do livro O menino no espelho, de Fernando Sabino, adaptado pela professora Aline Valadão de Oliveira, do Colégio Marista Dom Silvério.

O Musical marca a despedida dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental da Vila Marista, que a partir de 2017 seguem seus estudos no Maristinha. Em duas apresentações, no Teatro Dom Silvério, lotado por pais e familiares, as crianças mostraram beleza, atitude, criatividade e a doçura da infância.

Coreografia, cenário, figurino, músicas… Tudo isso fez parte do trabalho em conjunto da equipe pedagógica da Educação Infantil para levar a mensagem de que a criança é o grande mestre na arte de saber viver, um aprendizado que se perde quando o adulto deixa o menino preso no passado. Essa é a temática da obra de Fernando Sabino, que vê no menino refletido no espelho a projeção do ideal de pureza, simbolizada pela libertação dos passarinhos, que só uma criança é capaz de alcançar.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS

O projeto do musical é desenvolvido desde o começo do ano letivo. O Menino no espelho é um dos livros que fazem parte da biblioteca de sala e foi estudado ao longo do ano nas aulas de Literatura. Para contar essa história, no Musical não faltaram escritores acompanhados de letras e barquinhos de papel. E quem nunca aproveitou a água da chuva para se divertir? No palco, personagens e situações que refletem o imaginário infantil, nuvens, aviadores e o sonho de voar, que também pode ser simbolizado pela liberdade dos pássaros. A coreografia dos relógios relembra o tempo que ficou na memória e que não precisa ser esquecido, da mesma forma que os desejos do menino, representados pelas guardiãs do sonho para mostrar que cada menino sonhador traz consigo a semente da transformação.

E ninguém melhor que o menino escritor para dar o recado final:

“Adulto, criança, idoso, moço ou guri, a literatura te dá asas e o voo nunca tem fim! Fernando Sabino diria assim: Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto da vida? O segredo se resume em três palavras: PENSE NOS OUTROS”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar