Sarau Literário Maristinha (2)

Durante todo o ano letivo, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I são inseridos no universo da poesia. As crianças têm acesso a poemas diversos que contribuem com o despertar da leitura, o enriquecimento do vocabulário e, consequentemente, uma imaginação mais fértil para a produção textual.

E como resultado do trabalho, foi realizado o Sarau Literário, em que as crianças declamaram alguns dos poemas que estudaram ao longo do ano: textos do livro Ou isto ou Aquilo, da poetisa Cecília Meireles, e Poemas para brincar, do poeta José Paulo Paes. O Sarau aconteceu no espaço mais apropriado, a Biblioteca São Marcelino Champagnat, e contou com a presença dos pais dos estudantes.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS

Após a declamação, as crianças apresentaram aos convidados o Museu Marista, que fica no prédio do Centro de Estudos Maristas. A Coordenadora Pedagógica do Maristinha, Andreza Neves, explica que a visita guiada pelos alunos faz parte do projeto desenvolvido no ano entre as disciplinas de Geografia e História. “Elas estudam a importância da escola enquanto direito da criança, por isso, em Geografia, aprendem sobre a localização do nosso colégio, o que há em torno da escola, e em História, fazemos um trabalho com o Museu Marista”, comenta a Coordenadora. Primeiro os estudantes estiveram no Museu e receberam informações do Bibliotecário Museologista, Rogério Amaro. Eles aprenderam sobre a história do Instituto dos Irmãos Maristas, que em janeiro de 2017 completará 200 anos, e fizeram um resgate da memória do Colégio Marista Dom Silvério, registrada em fotos, documentos, objetos, uniformes e muito mais. Então, foi a vez de as crianças apresentarem o Museu aos pais, que também se encantaram com a riqueza histórica e documental do espaço.

Salvar