Feira Grátis da Gratidão (5)

O Colégio Marista Dom Silvério, por meio da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, participou da XII Feira Grátis da Gratidão, realizada no domingo, 10. Educadores da Vila Marista apresentaram o mundo encantado da Literatura Infantil e da Música. A Feira é uma intervenção urbana coletiva e contou com a participação de vários movimentos e organizações não governamentais em defesa da sustentabilidade. Uma das entidades apoiadoras é a REBRINC – Rede Brasileira Infância e Consumo –, da qual o Colégio Marista Dom Silvério é parceiro. A participação da Vila Marista marcou também as comemorações pelos três anos de atuação da REBRINC no Brasil.

Numa tarde ensolarada, debaixo da sombra das árvores da Praça da Liberdade, a equipe da Vila Marista estendeu tapetes e almofadas para deixar o cantinho da leitura e da contação de estórias ainda mais agradável. E para acompanhar tudo, livros, fantoches, dedoches e a música dos professores Milene Chantal e Maycon Lack. Também estiveram presente na Feira da Gratidão, as professoras Ana Carolina Calazans, Ana Carolina Vieira, Isabela Peres, Gabriela Marra, a Coordenadora Pedagógica, Jaqueline Ramalho e a Gerente Educacional e Social da Província Marista Brasil Centro-Norte, Jaqueline de Jesus. “Recebemos um público muito variado e nosso tapete não ficou vazio. Foi um espaço em que as crianças puderam vivenciar esse momento de leitura, de solidariedade, de gratidão, de paz e do brincar pedagógico”, descreveu Isabela Peres. “A proposta era cada um oferecer o que pudesse, e foi uma troca muito rica; a simplicidade diz muito mais dessa felicidade do que uma elaboração muito grande”, completou Calazans.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos

O Colégio Marista Dom Silvério é a única escola de ensino regular de Minas Gerais a fazer parte da REBRINC. Criada em junho de 2013, essa Rede reúne 27 movimentos, virtuais e presenciais, defensores da relação consciente entre infância e consumo. No Colégio, o trabalho de conscientização e partilha em torno do lúdico é desenvolvido na Vila Marista e uma das ações propostas pela escola é a Feira de Troca de Brinquedos, realizada em outubro, durante a Semana da Criança. Cabe ressaltar que a Vila trabalha os valores humanísticos aliados a uma proposta pedagógica que valoriza a imaginação e o “brincar pelo brincar”. “É a nossa escola que sai dos seus muros e vai ao encontro do outro, sempre com disponibilidade e abertura aos novos aprendizados”, finalizou Jaqueline Ramalho.

Conheça mais sobre os trabalhos da REBRINC.