Envio MMS (8)

Estudantes são enviados em Missão

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Dom Silvério partiram nesta quinta-feira, 30 de junho, para a Missão Marista de Solidariedade. Até domingo, 4 de julho, eles irão realizar diversas atividades na comunidade rural de Taquaraçu, em Moeda, a 70 quilômetros de Belo Horizonte. Antes da saída, os missionários participaram da Celebração do Envio, realizada no pátio central do Grande Colégio. Das sacadas da escola, colegas, professores e colaboradores abençoaram a equipe formada por 60 estudantes, que será acompanhada por agentes de Pastoral e educadores Maristas. Os missionários receberam da direção da escola a unção com óleo e, com a palma da mão estendida, foram ungidos para a missão.

Quem vai participar da Missão Marista pela primeira vez se diz ansioso e cheio de expectativas, como é o caso das estudantes Gabriela Vieira de Paula e Maria Luiza Resende Macedo, do 1º ano do Ensino Médio, e Maria Clara Drawin, do 3º ano do Ensino Médio. “É uma experiência nova, não conheço a comunidade, mas vou com o coração muito aberto e com muito carinho para oferecer e ajudar no que for preciso”, declarou Gabriela Vieira. “Eu tenho certeza de que será uma experiência muito boa para todo o grupo. Sei que vamos encontrar pessoas alegres e abertas para nos receber. Vamos aprender muito com elas!”, afirmou Maria Luiza. “Acredito que vamos aprender muito mais que ensinar. Muitas pessoas partem para essas experiências de trabalho voluntário acreditando que estão levando algo, mas, na maioria das vezes, é o outro, com a sua realidade, que as ensina. Assim, eu tenho certeza de que a comunidade vai nos proporcionar um grande aprendizado, não só sobre a realidade brasileira, mas também no aspecto espiritual”, completou Maria Clara.

Na Capela Champagnat Educador, a direção do Colégio Marista Dom Silvério se despediu dos missionários e desejou sucesso ao trabalho. “Vocês estão sendo enviados por Jesus. Tal como descreve o Evangelho de João, Cristo dizia: ‘assim como o Pai me enviou, eu também vos envio’, e de uma forma ou de outra foi Ele que convocou cada um de vocês para que possam dar um pouco de si”, disse o Diretor, Edson Leite. Até domingo, os missionários desenvolverão atividades recreativas, celebrações e momentos de troca de experiências.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos

É o segundo ano em que a Missão Marista de Solidariedade – MMS – é realizada em Taquaraçu, onde vivem cerca de 80 famílias. A proposta é desenvolver atividades durante três anos. Em 2015, a Missão foi conhecer a comunidade, trabalhou questões ligadas ao uso racional da água e à preservação do meio ambiente. Neste ano, a MMS traz o tema “Maristas novos cuidando da Casa Comum” e o lema “Tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa” (Ex 3,5). “Para nós aquele lugar [comunidade Taquaraçu] é uma terra sagrada. O coração e a vida dos moradores de lá constituem uma terra sagrada, e nós não estaremos representando somente um projeto, mas uma instituição que tem história e tradição de acolhida, evangelização e, principalmente, de humanização”, destacou Lucas Fortunato, Coordenador de Pastoral. Em 2017, o grupo buscará desenvolver uma ação concreta que marque a presença Marista no lugarejo.