Encontro de Formação 3º EM (4)

Com o objetivo de trabalhar a formação humana paralela ao projeto de vida, a equipe de Pastoral realizou um encontro de reflexão e convivência em um ambiente bem apropriado para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Acompanhados da Orientadora Educacional, Cláudia Milagres, eles estiveram na Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais. A abordagem teve como base o tema da Campanha da Fraternidade 2016: “Casa Comum, nossa responsabilidade”, por meio de caminhadas por trilhas ecológicas, orientações sobre preservação do meio ambiente, e uma visita à Estação Meteorológica. “Este momento de reflexão e convivência proporciona a possibilidade de pensar e planejar o projeto de vida e estimula a socialização do grupo, criando vínculos e fortalecendo os laços entre eles”, destaca Cláudia Milagres.

A equipe da Pastoral refletiu sobre os projetos de vida dos estudantes, considerando essa reta final do Ensino Médio, bem como o fato de que a escolha profissional deles vai interferir em sua vida pessoal e em sociedade. O objetivo dessa reflexão é contribuir com o processo de autoconhecimento dos jovens, além de incentivá-los em seus sonhos. Para tanto, é necessário ter clareza dos caminhos que se deseja seguir, mas jamais se esquecer dos valores e princípios que norteiam a vida em comunidade.

Na visita à UFMG ainda teve almoço no restaurante Bandejão e momento de lazer no Centro Esportivo Universitário.