História – Legado – Compromisso

O dia 15 de agosto é uma data especial na vida da Igreja e no Instituto Marista. É a celebração da Assunção de Maria ao céu. Entre nós, esse é o dia do Marista! A festa da Assunção de Maria nos lembra que a vida toda da mãe de Jesus foi “assumida” no céu e pelo céu! Mais do que olhar um dogma proclamado pela Igreja, somos convidados a entender essa bela dimensão da nossa existência, à luz da fé. A nossa vida deve se revestir de sentido, de uma razão de ser. Em outras palavras, a vida deve valer a pena! Mas, para isso, precisa ser moldada por gestos que geram vida: cuidado, compaixão, justiça, partilha, misericórdia, bondade… Vivida nessa perspectiva, nossa existência será assumida e acolhida pelo abraço infinito de Deus.

Maria viveu, segundo os Evangelhos, uma vida simples, coerente, conectada com a realidade do cotidiano, sempre atenta aos apelos divinos no mundo, colaborando com o plano de Deus para a humanidade. Ela é a mulher da escuta atenta, discípula que se deixa formar pelas experiências e lutas da vida, aberta aos acontecimentos, confiante na ação de Deus na história… Sua fé a permite ser guiada pelo Espírito de Deus, vivendo o fluxo da vida, com simplicidade. E tudo isso é abraçado pelo céu!

Pois é nessa festa que celebramos o dia do Marista. Simples assim: inspirados por Marcelino Champagnat, espelhamo-nos na pessoa e no exemplo de Maria para viver a nossa história. Maristas são todos e todas que bebem dessa fonte e nela se fortalecem para enfrentar o caminho.

Ser Marista é se sentir parte de um projeto humano e divino para o mundo. Isso engloba Irmãos, crianças, jovens, educadores, famílias, leigos e leigas que experimentam a beleza e profundidade do carisma deixado por Champagnat e que perpassa a história. Maristas são todos aqueles que buscam pautar sua existência nos valores como aqueles vividos por Maria e pelo próprio Champagnat: abertura, confiança, desejo de realizar o Bem, entrega e amor.

Ser Marista é promover a fraternidade, a comunhão e a inclusão, valorizando a diversidade, o potencial das ideias, em um constante equilíbrio entre ciência e fé, ser e ter, unidade e multiplicidade.

Somos Maristas para o serviço, para o cuidado do outro e do mundo, sempre ancorados na humildade e na simplicidade, ainda que realizando coisas grandiosas! Nossa vocação é ser sinal, sal e luz. Nossa espiritualidade, marial e apostólica, deve animar e libertar mentes e corações, promover o engajamento de pessoas guiadas pela ética e movidas pelo espírito fraterno. Nossa presença e atuação devem ser uma permanente recordação da presença do Transcendente na história.

Ser Marista é participar de uma história, é cuidar de um legado e assumir um compromisso, pois somos portadores de esperança e depositários de um tesouro precioso, que forja cidadãos e constrói a civilização do amor!

Especialmente em nossos dias, conturbados e repletos de incertezas, nossa missão é despertar as consciências, estimular o senso crítico, exercitar o diálogo, alimentar a mística, ressignificar as relações e ser fator de acréscimo para os demais.

Que nesta festa Marial e Marista, nosso exemplo pessoal e comunitário tenha sabor de infinito. Que o Bem, o cuidado, o respeito e a gentileza praticados por nós, sejam assumidos e abraçados pelo céu. Dessa forma, podemos deixar brotar dos nossos corações um hino de ação de graças pelas maravilhas que Deus realiza em nossas vidas e no mundo.

O Senhor faz em nós maravilhas! Santo é seu nome!

Vanderlei Soela

Diretor do Colégio Marista Dom Silvério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar