O significado da palavra “vocação” é bastante amplo e tem sua origem no verbo latino vocare, que significa chamar. No âmbito religioso, trata-se de um chamado que provém do Senhor para realizar Sua obra. No âmbito profissional, cada um tem seu chamado, conforme suas habilidades, para realizar grandes feitos.

Assim, nos dias 9 e 10 de agosto de 2017, iniciou a celebração do mês vocacional no Colégio Marista de Colatina. No primeiro dia, os Irmãos Maristas dessa unidade e a leiga Maria Goretti Machado realizaram uma dramatização cuja finalidade era apresentar aos alunos o chamado de cada membro dessa comunidade religiosa. Eles fizeram um breve relato de suas histórias além de apresentarem, figuradamente, os valores que trazem em sua “bagagem”. Das lembranças, dos guardados e de suas relíquias ficaram a certeza de que a simplicidade, a humildade e a modéstia são o bem mais precioso daqueles que representam Marcelino Champagnat hoje.

Já, no segundo dia, foi realizado um Colóquio, dirigido pela professora Jussara Campos, a fim de que os alunos se apropriassem de outros chamados. Estiveram presentes um pastor, um professor, uma advogada, um juiz, uma freira e um lutador. Informalmente, os alunos conheceram como cada profissional fez sua escolha e puderam constatar a importância da família e da dedicação escolar para se alcançar os objetivos traçados.

Portanto, é indispensável compreender a vocação como um dom e reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens.