A importância do esporte e do ensino das artes no processo de aprendizado é uma preocupação do Instituto Marista, desde de 1853. No segundo Capítulo Geral do Instituto, os Irmãos capitulares aprovaram o “Guia das Escolas”, que se encontra as primeiras orientações relacionadas ao desenvolvimento físico das crianças. “Educação é a arte de formar as crianças ou, em outros termos, é o conjunto dos esforços metódicos, mediante os quais se orienta o desenvolvimento de todas as suas faculdades. Para que tal desenvolvimento seja completo, deve abranger a vida física da criança, tanto quanto a sua natureza intelectual e moral”.

Hoje não é diferente. Na compreensão Marista, a educação física tem papel fundamental por dar oportunidade às crianças a diversidade de experiências de criação e descoberta de novos movimentos, sentidos e ações. Desde as primeiras séries, entre 6 e 7 anos, os estudantes maristas são estimulados para a autonomia, o desenvolvimento motor, percepção do espaço e materialidade por meio da educação física.

Por acreditar que formamos para a vida, o Marista possui diversos projetos de incentivo ao esporte. O comprometimento é tão grande que nossos estudantes alcançam resultados expressivos nos jogos escolares, como a Letícia Góes no judô, que foi classificada para a final das Olimpíadas Escolares Mundiais – Gymnasíade.

E alguns rostos mais familiares ao grande público, como a atleta do voleibol Virna Dias, bronze nos jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e Sidney (2000), aluna do Colégio Marista de Natal/RN. Ícone do futebol mundial, Mário Jorge Lobo Zagallo, com declarações polêmicas e série de títulos com a Seleção Brasileira de futebol, o jogador e coordenador técnico foi aluno do Colégio Marista São José – Tijuca/RJ.

Se você também acredita que o esporte é um privilégio por permitir que os alunos vivenciem situações indispensáveis para a vida adulta e aprendam disciplina, liderança, integração, cuidado com o outro, vencer dificuldades, respeitar limites e quando necessário superá-los, consulte o Colégio Marista de sua cidade e veja quais programas de esporte estão disponíveis na unidade.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formSubmit