Ir. Ataide José de Lima, durante o discurso de abertura do Capítulo Provincial.Foto: Alexandre Casaes.

Vinte e cinco Irmãos eleitos capitulares e o provincial, Ir. Ataide José de Lima, que tomará posse no dia 12 de dezembro, para o segundo mandato à frente da Província Marista Brasil Centro-Norte, continuam reunidos, em Mendes (RJ), para o VI Capítulo Provincial, que começou nesta terça-feira (11/12). Participam, também, da assembleia representativa, o superior-geral do Instituto Marista, Ernesto Sánchez, que ficará no encontro até o encerramento, no dia 14 de dezembro, ao lado dos conselheiros-gerais, Ir. Óscar Vicário e Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa.

Na mensagem de abertura do VI Capítulo, o provincial, Ir. Ataide José de Lima, acolheu os participantes e agradeceu o empenho e o compromisso de representarem a PMBCN na tarefa de construir o futuro para os próximos três anos. “Neste Capítulo estudaremos muitos assuntos relativos à vida da Província, animação, governo e gestão; vamos sugerir orientações para o nosso futuro, levando em conta a situação da nossa instituição, os apelos da Igreja e as diretrizes do XXII Capítulo Geral. Seguimos, durante quatro dias, com a missão de planejar o futuro da nossa instituição, devidamente abençoados pela nossa padroeira do Brasil, a Nossa Senhora Aparecida”, afirmou o provincial.

O conselheiro-geral, Ir. Sylvain, também se dirigiu aos capitulares, conclamando-os a serem fraternidade. “A família global começa nas províncias, se estende para as Regiões e para o Instituto. Estamos aqui para dizer que estamos com vocês e que vocês são parte do Instituto, para apoiá-los e para conectá-los com o restante do mundo Marista. Desejamos que este Capítulo oriente a Província em direção aos chamados da Igreja e do Instituto”, disse o conselheiro.

Do mesmo modo, o Ir. Óscar afirmou que o Capítulo tem que refletir a realidade da Província, mas, também, precisa estar em sintonia com o Instituto. “Nosso farol é Jesus Cristo e Ele precisa estar na centralidade das discussões, pois temos que discernir à luz do Espírito. Este precisa ser um Capítulo orante, para escutar a Assembleia, os Irmãos e Deus. Deve ter profundidade e fortalecer a fraternidade. Podemos fazer o melhor planejamento, mas se não há fraternidade não há futuro”, exortou o Ir. Óscar Vicário. No final da manhã, foram eleitos os membros da Comissão Central do Capítulo, que tem como coordenador o vice-provincial da PMBCN, Ir. Adalberto Batista do Amaral. Os Irmãos José Augusto Júnior e o Natalino Guilherme de Souza foram escolhidos moderadores. Como secretário foi eleito o Ir. Paulo Henrique Soares e como secretário-adjunto o Ir. José Sotero dos Santos Neto. No período da tarde, os Irmãos discutiram a metodologia do encontro e deram continuidade às atividades em grupo. Acesse outras informações sobre a Assembleia e o Capítulo no site marista.edu.br/assembleiaecapitulo.