Irmãos e leigos reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) – Foto: Ascom/PMBCN

 

A VI Assembleia da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) terminou nesta segunda-feira (10/12). O encerramento, deste momento significativo para a instituição, foi marcado por uma peregrinação realizada ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, momento no qual foram iniciadas, também, as celebrações para o Capítulo Provincial, agendado para acontecer, no período de 11 a 14 dezembro, em Mendes (RJ). Os Irmãos e leigos, convidados para participar da Assembleia Provincial, viajaram ao Santuário para entregarem aos pés da Boa Mãe as intenções e inspirações da Assembleia, assim como as recomendações que seguem para o Capítulo Provincial.

No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, os Irmãos participaram de celebração eucarística que marcou a renovação dos votos na casa da Mãe. “Estávamos reunidos em Assembleia e iniciaremos um Capítulo. Também viemos colocar nas mãos da Mãe Aparecida, nossa Boa Mãe, as prioridades que iremos perseguir no próximo triênio, em prol da educação de crianças, adolescentes e jovens. Estar na casa da Mãe Aparecida, para nós, Maristas, é a oportunidade de nos colocarmos com e como o povo de Deus”, destacou o provincial, Ir. Ataide José de Lima.

Para os Irmãos, que renovaram os votos diante de Nossa Senhora Aparecida, a emoção foi visível, principalmente enquanto entoaram o Sub Tuum Praesidium (Sob a Tua Proteção), o mais antigo hino dedicado à Virgem Maria. “Como Irmão, meu propósito é viver a consagração como discípulo de Jesus, à serviço dos  outros. Busquei, nessa renovação de votos, consagrar esse projeto de vida nas mãos de Maria. Foi uma     emoção grande, porque me senti acolhido por Ela. Esta oportunidade foi o coroamento de toda a leveza desses dias, com toda essa responsabilidade e compromisso com que cada um de nós, individual e grupalmente, vivemos a Assembleia”, afirmou o Ir. Rubens Falqueto, formador do Noviciado Regional da Região  América Sul, localizado em Cochabamba, na Bolívia.

Com o tema Nossa Fraternidade é Farol de Esperança, e lema Vocês são a luz do mundo (MT, 4,14), nesta terça-feira (11/12), os Irmãos da Província eleitos capitulares darão prosseguimento aos discernimentos dos temas que resultaram da Assembleia Provincial, elegerão as prioridades para o próximo triênio e os conselheiros provinciais .

Além disso, haverá a cerimônia de posse do provincial, Ir. Ataide José de Lima, em 12 de dezembro. O encontro termina no dia 14/12.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar